Concurso de Presépios de Natal em 2005
Em 2005 decorreu o 1º Concurso de Presépios, da iniciativa do actual executivo camarário. Está a acabar 2007 e ainda não apareceu o 2º Concurso. Será que este só se realiza de 4 em 4 anos (como os Jogos Olímpicos...)? Esqueceram-se, desistiram, ou mudaram de opinião? Será que fomos nós que não encontramos vestígios da continuidade deste evento?
Na altura, e segundo a folha de Alcácer de Janeiro de 2006, o Sr. Presidente Arquitecto Pedro Paredes afirmou que os objectivos deste concurso eram "ver a disponibilidade das pessoas do Concelho para voltar a fazer arte". O que quer dizer que as pessoas tinham deixado de fazer arte. Dois anos passados, confirmando-se a ausência de concurso, será que as pessoas voltaram a deixar de fazer arte?
Ora quem quer fazer arte, faz e fará arte, independentemente de quem tenta tirar proveito político do seu trabalho.
É evidente que os artistas continuaram a trabalhar durante estes dois anos. Os mais jovens, que não encontraram aqui condições para demonstrar as suas capacidades, saíram da terra e foram em busca de melhores oportunidades lá fora. O que não é novidade nenhuma...
Em simultâneo outros houve que, cá na terra, não fizeram, nem estão a fazer, aquilo que prometeram.
Será falta de organização, falta de planeamento ou falta de capacidade?
A extinção duma das suas iniciativas - o Concurso de Presépios - logo após o seu nascimento, é mais uma evidência.
Há os que, ao começarem uma coisa, desistem às primeiras dificuldades. Depois, para disfarçarem, mudam de coisa! E se necessário for, voltam a começar... e a mudar. Ora esta é uma característica dos fracos.
Por favor, deixem de tratar mal Alcácer do Sal !
P.S. - Sobra a última questão: Será que em Dezembro de 2008 vai haver concurso? Talvez! Já todos advinhamos porquê! É período eleitoral...
Sem comentários:
Enviar um comentário