25 de fevereiro de 2008

repetição desnecessária

Visitamos a Abegoaria e observamos os paineis que tentam mostrar obra.
Vimos uma notícia tristemente interessante.
Relatava as obras do 2º semestre de 2007 - "reconstrução de passagem hidráulica na EN5" - ver foto abaixo.
Ampliando o título do cartaz...



Quem não se lembra? Foi há um ano. Houve uma derrocada e a entrada Norte de Alcácer esteve fechada muito tempo. As obras acabaram por se fazer com muito esforço e muita dedicação...Queixava-se na altura o Sr. Vereador Hélder Serafim na folha de Alcácer de Dez/Jan2007: "...quando se executou a estrada Norte de Alcácer, as manilhas de água pluviais foram mal colocadas ao contrário...".


Aconteceu que no último fim de semana a entrada Norte de Alcácer voltou a estar encerrada. O motivo foi o mesmo...as chuvas do dia 18, 2ª feira. Uma repetição desnecessária...e triste.


Sinalização do corte da estrada na rotunda junto ao campo de futebol do Atlético.


Estrada bloqueda junto ao acesso à ZIL, no fim de semana passado. Repare-se no sinal caído, um símbolo já habitual da prevenção rodoviária em Alcácer...


A meio da semana passada já as obras eram intensas...Na fotografia acima pode-se ver a faixa de rodagem, de quem sai de Alcácer em direcção a Setúbal, cortada ao trânsito (sentido Norte).

Neste momento as obras estavam ainda a começar. Na faixa de rodagem oposta (ver fotografia em baixo) a actividade era mais intensa.

Neste local tapava-se rapidamente um buraco gigantesco. Na foto de cima vê-se um camião a chegar carregado de terra...trata-se da faixa de rodagem de quem vem de Setúbal e entra em Alcácer (sentido Sul).

...a terra é rápidamente descarregada...


e prontamente "empurrada" com auxílio de uma niveladora.


A cratera tinha uma dimensão consideravel!

Este local é quase coincidente com aquele em que houve uma outra derrocada há um ano atrás.
.
Os Alcacerenses questionam-se, como tivemos oportunidade de ouvir: "Então arranjaram aquilo há um ano e já está assim outra vez? ...Que arranjo é que foi feito? ... Não foi para esta obra que veio cá um do governo dar dinheiro? ".
.
É difícil arranjar explicações para tamanho fracasso. Naquela 2ªfeira, há 8 dias atrás, não houve nenhum dilúvio (ver notícia no Alcácer do Sol sob título "chuva"). Nem este local é uma zona baixa. O que nos deixa, a todos, desconfortados.
Será que desta vez conseguem fazer o trabalho como deve ser? Será?
Será possível fazer melhor? Não temos a menor dúvida que sim!
.
Alcácer merece mais!

Nota:
O município divulgou, na comunicação social, o corte da estrada. Nessa divulgação lê-se: "Nesse local, no mesmo troço da EN5 que abateu no ano passado, também devido às fortes chuvadas, mas desta vez «do lado oposto» da estrada...".
As imagens aqui publicadas mostram que os problemas recentes ocorreram em ambos os lados da estrada...
Faltar à verdade para quê?

Sem comentários: