30 de junho de 2009

ilustres...

Na Pimel 2009 houve, como sempre, uma sessão de homenagem aos Alcacerenses que se destacaram pelas suas actividades - os ilustres Alcacerenses.

Pedro Paredes fez, como tinha direito, a abertura da sessão.
E, nas suas palavras iniciais, começou logo por destacar duas ilustres personagens: Hélder Serafim e Isabel Vicente.
Reflectimos sobre o caso.
Que acções relevantes desenvolveram estas personagens para serem apresentados como ilustres Alcacerenses?

Começamos por enquadrar as suas actividades públicas na equipa que tem gerido o nosso concelho nos últimos anos.
Uma equipa que soma fracassos atrás de fracassos.

Que executou planos - ou melhor, protótipos de planos - com fartura. Mas pouco ou nada implementou. O último foi o plano anti-crise Salatia. Mas há muitos mais.

Que aumentou as receitas de impostos directos - as receitas da derrama (IRC) aumentaram mais de 100%. Enquanto diziam que queriam estimular a economia.
Que aumentou o preço da água em mais de 6%. Enquanto afirmavam que faziam o seu melhor a pensar em nós...

Que prometeu a ampliação da Escola do Morgadinho para integrar a deficitária Escola dos Açougues. Era para estar pronta há dois anos. Mas a obra não sai do papel nem das palavras. Prometeu a remodelação da Escola dos Telheiros mas já fez marcha atrás e deixou cair o projecto.

Que não satisfez, em tempo útil, pedidos de empresas com intenções de se instalarem aqui. O que poderia corresponder à criação de postos de trabalho. Que embora a actual ZIL esteja visivelmente vazia, apostou em criar uma outra ZIL em vez de activar a existente.

Que se limitou a remodelar ou renovar o que já existia, demonstrando total incapacidade inovadora e empreendedora.
Foi assim quando asfaltaram estradas já existentes, substituiram passeios em bom estado, ou pintaram edifícios municipais.
Mesmo assim fizeram mal e nem sequer cumpriram os prazos que eles mesmos definiram. Daquilo que fizeram realmente de novo (não falamos de papéis), pouco ou nada merece destaque.
A grande excepção foram as mexidas na equipa autárquica. Umas para ajuste de contas, outras para satisfação jobs for the boys.

Isto significa estagnação para Alcácer do Sal.

Vejamos agora, duma forma superficial, algumas posições públicas destes "ilustres", na opinião de Pedro Paredes.

No final de 2007, Hélder Serafim apresentou os seus objectivos para o ano de 2008.
Estamos a meio de 2009.
Compare os resultados com as promessas...


folha de Alcácer de Dez 2007 - clique na imagem para amplia-la

Onde estão as obras do cemitério da cidade? E o novo canil? E a abertura, em 2008, do centro cultural Pomba Cupido? E as obras de beneficiação na ZIL?

E os aspectos fundamentais que foram aqui omitidos? Como uma ETAR para Alcácer, a recuperação e dinamização do rio, a intervenção (tão apregoada e apresentada como prioritária) do Largo Luís de Camões e tantas outras ?

E que dizer sobre as posições públicas de Isabel Vicente?

Uma vereadora da cultura que afirmou, falando sobre a piscina, que teve medo de ficar electrificada, quando a expressão correcta seria electrocutada. Para quem dirige a cultura no concelho, é um erro clamoroso.

Uma vereadora que afirmou que as obras do Museu Pedro Nunes estavam atrasadas porque as lajes eram muito pesadas...

E que afirmou, em Assembleia Municipal de Abril de 2008, acerca do projecto para o parque de feiras que "vai ser uma obra faseada, que espera iniciar ainda este ano". O ano já passou. Onde está o início das obras?
Muito antes disso já tinham sido feitas outras promessas, que passavam pela demolição do pavilhão, pela renovação do espaço, etc. Palavras. Muitas palavras. E pouco mais. Para além da demolição das casas de banho (porque o pavilhão ia abaixo) para as reconstruirem de novo, pois faziam falta...

Para não falar nas marchas, que apesar do empenho e das promessas, não passaram da classe de infantis...

Ilustres. Não há dúvidas... para Pedro Paredes. Que julgava que tinha uma equipa capaz de governar o mundo. E só ao fim de três anos e tal é que descobriu que essa equipa andava com o passo trocado!

Nada de novo.
Mais do mesmo!

9 comentários:

wolf disse...

Ilustres desgraças que sem cabeça para mais se agarram com unhas e dentes ao "tacho" porque se este se acaba não conseguem emprego em mais lado nenhum. Eu pessoalmente não os queria na minha empresa nem de borla, só o que gastam em telefone dá para pagar o vencimento de um trabalhador com bom salário. Ilustres são aquelas pessoas que se destinguem por actos extraordinários e essas conheço algumas que com vencimentos de quinhentos euros sustentam a sua família, educam os seus filhos e vivem de cabeça levantada, sendo respeitados pelos seus semelhantes, situação que não é o caso das pessoas referenciadas.

Anónimo disse...

Epá mas o que se passou com estes senhores;

Isto é mesmo aflitivo, o que fizerem se não lançar a desconfiança e insegurança;

Os proprios trabalhadores não acreditam nas principais tarefes que executam ao longo do dia;

O que aconteceu???

Não podem, não têm capacidade, dexem trabalhar quem sabe;

Já viram o que foi este mandato PP...

Anónimo disse...

PS UNIDO

O PS está unido?
Claro que não. Vem o blog OSADAO do Clube de Política (quem quizer confirmar vá ver osadao.blogspot.com) com um texto com o titulo PS UNIDO. Eles estao é todos desunidos. Até aquele texto diz PS Unido e vem é fazer apelo ao Clemente, à Comissão Política a todos e até aos historicos. Eles estão mas é à rasca

Anónimo disse...

O Massano nem foi à PIMEL.
Que saudades que ele agora tem de quando mandava e dispunha como queria dos nossos dinheiros!

O tempo foi curto (tês anitos e mais qualquer coisa) mas foram bons. Com direito a secretária e tudo...

Anónimo disse...

O Massano foi à PIMEL sim senhor!. No dia 24 na hora da sessão solene as alcacerenses, Massano estava no stand da EMSUAS. E na tourada também por lá andava...

Anónimo disse...

o lince disse que hoje nem lhe apetecia ir a Assembleia Municipal. Que lhe apetece fugir. Ele que pensava que mandava no partido! Que era dele e do Massano....

Anónimo disse...

pois as calinadas da senhora vereadora são lindas...
e aquela na noite de apresentação das marchas na Praça, com homenageados e tudo e a criatura lá foi dizendo que :- o povo veio à arena.
A minha mãezinha "que é pessoa de respeito" logo foi dizendo:- à arena NÃO!!! eu ... vim à praça. E esta hein... como diria o outro

Anónimo disse...

Tacho, é algo que intrinsecamente vem gravado, na mente de quem sobe ao poder, a estes que se comprove que usaram indevidamente, recurso do concelho para fins próprios, deveriam ser levados a justiça, como esta não funciona, talvez, se deve-se instaurar um costume abolido pela monarquia, pois em Lisboa quem fosse condenado por roubo era colocado simplesmente cozido vivo.
E quem não acredita nas minhas palavras vão aos livros de historia.
Talvez assim tiverem medo já que não tem respeito!

Anónimo disse...

Segundo consta Isabel Vicente tem um curso de línguas e literatura na vertende de Português.
Pelo que o seu conhecimento da língua Portuguesa deveria ser muito superior ao comum dos Portugueses.
Pelos vistos a diferença, a haver, não é muito grande...