5 de dezembro de 2009

circular norte

A ideia é boa, necessária e parece ser consensual (mereceu referência no folheto de campanha do PS-PP e no programa eleitoral da CDU).

Trata-se de dar continuidade à variante da Ameira até à Foz.
As melhorias desta acção são significatvas.

  • o trânsito de veículos pesados, que circula em direcção a Montemor / Espanha, deixaria de contornar a rotunda 25 de Abril. Libertava-se aquela zona da sua desconfortável presença (do ponto de vista dos peões, do comércio local, do turismo, da segurança, da mobilidade...)

  • a travessia da cidade por veículos pesados passaria a fazer-se duma forma mais segura, mais rápida e mais directa

  • a zona do Bairro do Laranjal / Quinta da Oriola /etc., passaria a ter acessos adequados à sua dimensão. Esta situação, do ponto de vista da segurança, é preocupante. Note-se que apenas existem duas ligações rodoviárias deste local para o "exterior" - azinhaga de Rio de Clérigos e Telheiros (que funciona numa faixa única em sentido alternado)

  • acresce-se o facto de que, com a concretização da urbanização projectada para a Quinta do Laranjal, os acessos actuais entrarão inevitavelmente em colapso. Não basta aprovar loteamentos e receber as taxas...

  • com a construção desta via poder-se-á ainda tirar partido de muitas outras situações vantajosas, do ponto de vista da mobilidade, da segurança, do urbanismo (não, não nos referimos ao urbanismo de proximidade), etc...

Esta é uma das questões que deverá ser contemplada no novo PDM.

Mas, dada a sua importância e necessidade, deverá começar já a ser pensada e projectada.
E executada durante o actual mandato autárquico.
Pelo que é inevitável a afectação duma verba adequada à execução do projecto já no orçamento de 2010/grandes opções do plano.
É preciso começar já.
Com saber, profissionalismo e preserverança.

Não se deverão repetir as promessas feitas e desprezadas.
Não se deverão repetir os tristes 100m da estrada da EPAC.
Começaram há um ano e estão longe de a acabar.

Mostrem-nos que não são incapazes e incompetentes e façam!
Alcácer ficará agradecida!









a promessa está escrita...

Sem comentários: