20 de novembro de 2007

Porque desprezam o desenvolvimento?

Na entrevista ao semmais jornal de 10Nov2007, o Senhor Presidente Pedro Paredes afirma que “não nos podemos queixar muito dos investimentos da Administração Central, porque a Estradas de Portugal está a recuperar a ponte metálica e temos um centro de saúde construído recentemente”.

Notável, não é?

Alcácer elegeu “uma equipa capaz de governar o mundo”, equipa essa que se satisfaz com um arranjo duma ponte (o centro de saúde já lá vai, e o que lá vai, lá vai). A importância do investimento público para o desenvolvimento do Concelho é assim desbaratada sem qualquer justificação lógica!
Note-se que, e ainda de acordo com o semmais jornal, o PIDAC de 2008 apenas contempla para o nosso Concelho a módica quantia de 4.500 euros. E perante isto, a única coisa que parece afligir o Senhor Presidente é o facto da nova Escola Secundária estar em risco...(leiam a entrevista que vale a pena).

Brilhante, não é?

Então e o resto, Senhor Presidente? Já temos tudo? Não falta mais nada? Estarão criadas as condições necessárias para suportarem um desenvolvimento sustentado do Concelho?
Claro que não, senão estaríamos ao nível dos países nórdicos, por exemplo. E isso não se verifica.


A alternativa apresentada pelo Senhor Presidente Pedro Paredes vira-se assim para o investimento privado. Consequentemente decide-se atrair empresários. Correcto, excepto na forma como é feito!
O nosso Presidente da Câmara acha que “não passa pela cabeça de ninguém que os empresários invistam numa zona psicológicamente deprimida e infeliz” (Folha de Alcácer nº 30). Está completamente enganado!


Ora, os empresários investem onde acreditam que vão ganhar dinheiro. E em zonas psicológicamente deprimidas e infelizes pode-se ganhar dinheiro, por vezes imenso dinheiro! (Se o Senhor Presidente não o sabe deveria ler pelo menos um bom livro de História). Isto é não perceber o que motiva os empresários. Como será então possível atraí-los sem os entender?


É que não basta dizer que se quer atrair empresários. É necessário compreendê-los e é necessário fazê-los sentir que vale a pena investirem aqui. E para isso é necessário confronta-los com as verdadeiras vantagens competitivas do nosso Concelho. Já todos entendemos a grande vantagem proporcionada pelas excelentes condições com que a natureza nos brindou. Estamos a tirar partido desta situação através do desenvolvimento do turismo. Mas o turismo por si só chega? Chegará, se não aparecer mais nada, porque a vida é assim. Mas é pobre! Muito pobre! Precisamos de mais, de muito mais.
É extremamente importante diversificar a actividade económica. Para isso é necessário criar e desenvolver determinadas condições específicas. Onde o investimento público é normalmente imprescindível! Mas como este não existe...


Espero bem que não, mas com estas deambulações todas corremos o risco de ficarmos sem investimento, quer público quer privado.

Alcácer merece mais.

É necessário que a equipa que dirige a cidade tenha uma visão clara e ambiciosa para a cidade, que seja capaz de estabelecer uma estratégia capaz e de elaborar e implementar um bom plano de acção. Só que a equipa que dirige a cidade não apresentou, até ao momento, capacidade para o fazer.
Como resultado, temos que Alcácer do Sal perde. Perde oportunidades, perde competitividade, perde desenvolvimento. O que é mau para todos nós (ou quase todos...).

5 comentários:

Anónimo disse...

"Zona psicológicamente deprimida e infeliz"? Ó Sor presidente, ainda não reparou que só depois de voçês tomarem conta dos destinos deste Concelho, como se fossem senhores feudais é que ela ficou assim? Pensem no que andam a fazer porque só os senhores é que andam contentes, poque se acham donos do Concelho de Alcácer do Sal e não são,julgam que os elegeram se vão calar mas não vão, e vão perdendo o respeito e logo a seguir o medo, sim o medo. Daqui a 2 anos vamos ver como será! Riam-se agora enquanto podem!

Anónimo disse...

Então não há um Gabinete de apoio aos empresários? Por acaso tenho ouvido falar muito no desenvolvimento sustentado, mas a Câmara tem algum serviço de apoio? será que eles sabem o que quer dizer? Isso aprende-se, lendo ouvindo, trabalhando...não vão lá com festas, foguetes e bocas..

Anónimo disse...

O gabinete é mais pra arranjar jobs do que pra desenvolver Alcácer

Anónimo disse...

Os Jobs já lá estão! Andam completamente à nora e só fazem disparates! Imaginem o que é pôr a dirigir Serviços garotos sem qualquer experiência, mas convencidos que sabem tudo...

Anónimo disse...

Com jobs não vamos lá. Não me parece que haja solução a curto prazo. Vamos ter que esperar um ano e tal para nos vermos livres desta ...