Quando assumiu a posição de vereadora, a Srª D. Isabel Vicente escreveu uma minúscula coluna na folha de Alcácer. Nesse pequeno texto, a Srª Vereadora da cultura citou Paulo Coelho a abrir e repetiu a dose a fechar o seu reduzidíssimo artigo. Ficou identificado o seu nível cultural.
Mais tarde, em plena assembleia municipal, discursou sobre a piscina municipal e revelou que tinha ficado com medo de ficar "electrificada". Aí confirmou o seu nível educacional.
Na folha de Alcácer deste mês, a Srª D. Isabel Vicente assina um artigo em que pretende mostrar trabalho feito. Quererá demonstrar agora a sua apetência para o ilusionismo?
Ilusionismo porquê?
Porque quer mostrar obra onde ela não existe. A Srª Vereadora limita-se a referir alguns factos menores, desconexos e desintegrados duma ideia abrangente. Aquilo a que é costume chamar medidas avulsas. Tornando clara a ausência dum plano integrado de actuação, confirma a tática do navegar à vista... Não é muito prestigiante, mas é aquilo que nos é dado a observar da realidade. Vejamos.
Comecemos pelas palavras da Srº Vereadora: "melhoria da qualidade de vida das populações".Continuemos pelos temas por ela selecionados. Ou seja:
- Dakar 2007 - que melhorias trouxe para a "qualidade de vida das populações"? Exclui-se deste raciocínio a Herdade da Comporta, com ganhos evidentes na promoção do seu empreendimento turístico. Foi o Grupo Espírito Santo que atraiu, e bem, o Dakar 2007, não foi a CMAS... para quê pôr-se em bicos de pés?
- Carnaval - desde a nossa infância que nos lembramos de brincar ao Carnaval. Até aí nada de novo. Mas será que adicionar a organização dum corso, que tem a duração de 2 ou 3 horas, será um facto relevante para a "melhoria da qualidade de vida das populações" no ano de 2007?
- PIMEL - esta feira já tem barbas! Melhoraram-na? Sim, comprando tudo feito a empresas de fora. Enquanto isso, a oportunidade de muitas pessoas de Alcácer facturarem passou claramente ao lado. E, já que se fala da PIMEL, nós pedimos-lhe que comente a FEIRA DA AVENTURA, a FEIRA DO TURISMO, o Mercado Mensal... Tudo isto serviu para a "melhoria da qualidade de vida das populações"? Ou houve desperdício de recursos?
- Desporto - iniciaram vários programas desportivos. Claro! O futebol para os mais jovens era grátis e passou a ser pago (20€/mês + 50€ de inscrição). O programa de natação para as crianças do centro infantil não se realizou o ano passado. A canoagem, grande promessa de 2005, foi aquilo que ninguém viu...Tudo isto para melhorar a "qualidade de vida das populações"?
- As animações de Natal, de que também se gaba, é coisa que também já tem barbas... e brancas!... Perguntem ao Comércio Tradicional os efeitos dessa animação e confirmem a sua "melhoria da qualidade de vida"... De caminho mostrem o sucesso do grande concurso de presépios de Natal 2007!
- Apoiaram as actividades de várias colectividades, que já eram apoiadas?... mas passaria pela cabeça de alguém cortar subsídios à Calceteira, à Pazoa, à Xarrama, etc.? Fizeram apenas o que tinha que ser feito, com o dinheiro dos nossos impostos. (Não queremos sequer falar do Atlético, tal é a nossa tristeza...).
- Ofereceram uma festa de Natal aos idosos? E o que fizeram para "melhorar a qualidade de vida" nos restantes 364 dias do ano? E os não idosos? Sim, que é que fizeram para os não idosos "melhorarem a sua qualidade de vida"?
- Recuperaram uma série de coisas? As obras de recuperação, são como o nome indica, meras manutenções do que já existia. Isso não basta. Para nos mantermos actuais é indispensável criar, inovar, empreender! Disso não lemos nada... também não o vemos por esse Concelho fora! E é por aí que se melhora a qualidade de vida das populações...
Fraco ilusionismo este. Como diz o nosso povo, para quem não sabe dançar, até o chão atrapalha...
Triste realidade a nossa. Assim não vamos lá.
Alcácer merece mais!
Sem comentários:
Enviar um comentário