16 de fevereiro de 2008

organizações à medida de pessoas?


A gestão e administração do território é uma das acções preponderantes em qualquer autarquia do mundo.
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal mostra, também neste sector, grande dificuldade em dar respostas de qualidade. A liderança é fraca ou nula. Há decisões pouco transparentes e há falta de acções importantes para o desenvolvimento do Concelho. "Embrulhada" é apenas um artigo por nós publicado sobre o assunto. Muitas mais fontes de preocupação emergem naquela área.

Para percebermos melhor como este problema foi enfrentado, observamos com algum detalhe a Proposta de Alteração ao Quadro de Pessoal do Município. Esta é uma das ferramentas disponíveis para
melhorar resultados.
E o que é que vimos? Vimos que se antes havia a DUEH (unidade estrutural de Divisão) agora passou a haver a DPGU (mantendo-se a mesma unidade estrutural de Divisão). A Grande Mudança: o nome!
Aumentando o detalhe, vemos que ao nível de Técnicos Superiores a situação não sofreu alterações - mantêm-se 6 lugares de Arquitecto e 1 de Arquitecto Paisagista. A coordenação continua a pertencer a um único chefe de Divisão. Nada muda.
Mas é exactamente aqui que se justifica a existência de duas Divisões! Uma a abranger a área dos projectos e seu licenciamento e outra centrada no planeamento. Mas não. Porque nâo? Será falta de visão, falta de boys ou será que assim dá mais jeito?

Esta Proposta de Alteração ao Quadro de Pessoal do Município , já aprovada, destacou-se pela criação de mais 19 lugares de Técnicos Superiores até Chefes de Divisão. Nesta área apenas se mudou o nome...(ver artigo no Alcacer do Sol com o título "nova organização 19!").

Esta Câmara faz tanta mudança, cria tantas posições novas, mexe com tanto lugar e deixa este segmento sem alterações concretas?
Será que naquela área não há razões para mudar, para melhorar, para evoluir?
Está tudo bem?
Nâo. Não está.
Os factos falam por si. A Polícia investiga. O PDM não mexe. Colocam-se pessoas descaradamente na prateleira. Passados muitos meses fazem-lhes convites para cargos de chefia. São vexados com recusas peremptórias... Fora outras suspeitas que esperamos ver esclarecidas...
Criaram-se 19 novos lugares superiores na CMAS.
Nenhum para a Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística.
Leva-nos a pensar que esta organização não foi feita para resolver os problemas de Alcácer do Sal.
Muito menos para desenvolver esta terra bonita.
E que esta organização foi feita em função de pessoas. Quando deveria ter sido feita em função dum plano integrado de desenvolvimento sustentado para Alcácer do Sal.
Não faltam razões para adaptar esta Divisão aos desafios que o Concelho enfrenta.

Já chega de jobs.
Bora lá mudar?
Alcácer merece mais!

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