21 de outubro de 2008

chegou o SUB! - e depois?

No verão de 2006 entrou em funcionamento o novo centro de saúde.
O centro contemplava um SAP (Serviço de Atendimento Permanente).
O SAP funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Amanhã, segundo o site da CMAS, é inaugurado o SUB.
SUB quer dizer Serviço de Urgência Básica.
Vai funcionar no centro de saúde.
Durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.
(O local e o horário de funcionamento do SUB é igual ao do SAP)
A inauguração dá direito a ministra e tudo!
Algo de importante se está a passar e nós não temos dado por isso...
Distrações...

Estranhamente, o site da CMAS não diz o que vão fazer ao SAP.
Também não explica a diferença de passar de SAP a SUB (com ou sem SAP?).
Terão instalado novos equipamentos de apoio à actividade médica?
Voltaremos a ter um serviço de radiologia em Alcácer?
Ou continuaremos a ser encaminhados, à mínima coisa, para Setúbal ou Santiago?
Os Alcacerenses merecem um esclarecimento concreto.
Há falta de detalhes.
E com tanta propaganda, o eleitor desconfia...

Certo é que havia, e continua a haver, uma grande falta de médicos de família.
Segundo o Instituto de Gestão Financeira e Informática (IGFI), em 2005, 36,6% da população de Alcácer do Sal não tinha médico de família.

Na inauguração do centro de saúde (2006), Pedro Paredes foi questionado sobre este facto.
Afirmou desconhecer as razões para a falta de médicos. (*)
Garantiu que a Câmara Municipal e outras instituições [quais?] "estão dispostas a colaborar nisso". (*)
E ainda prometeu "reivindicar a vinda de mais médicos para Alcácer do Sal" (*)

Estas declarações são de Agosto de 2006 (*).
Já passaram mais de 2 anos.
Tempo suficiente para Pedro Paredes mostrar os resultados do seu trabalho na resolução deste problema.
E amanhã, na inauguração de não sei bem o quê, deve fazê-lo.
Vem tudo a propósito!

Vá lá, Sr. Presidente, diga-nos lá qual é a percentagem de utentes de Alcácer do Sal que está, actualmente, servida por um médico de família.
Comente a evolução deste indicador durante os seus três anos de mandato.
E classifique os resultados que obteve.
Não é pedir nada de mais.
É a sua função.
É a sua responsabilidade.
E é o mínimo que se espera de quem está a dar o seu melhor.

Nós, Alcacerenses, temos o direito a ser informados.
Como temos direito a ter médico de família.

Conhecemos quem viva em Alcácer há décadas e que continua a aguardar por um médico de família.
Diga-nos lá Sr. Presidente, isto se vai manter-se por muito mais tempo?
Ou vamos ter que esperar por quem vier a seguir?

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(*) - informação retirada de artigo da Agência Lusa de 2006-08-08 09:21:33

Também disponível no site da RTP
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=252031&visual=26

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