26 de novembro de 2008

amianto na revolução

Na "revolução" em curso em Alcácer do Sal, anunciada pela equipa Paredes, realça uma preocupação com o amianto.

Lê-se nas notícias publicadas: "No que toca ao abastecimento de água, a velha canalização tem a agravante de ser em ferro fundido e fibrocimento (que contém amianto, material potencialmente cancerígeno)".

Está cientificamente provado que o amianto pode provocar cancro do pulmão através da sua inalação.
Sabe-se que o período de encubação da doença pode ser muito longo (muitos anos). O que dificulta a relação entre a causa do problema e o seu efeito visível. E pode levar uma pessoa mais distraída a não valorizar o risco no momento.

Para melhor esclarecimento sobre os riscos provocados pelo amianto pode fazer uma pesquisa na internet. Recomendamos a leitura da informação disponibilizada oficialmente pela Comunidade Europeia.
O risco de se contrair cancro do pulmão, por inalação de partículas microscópicas de amianto, é um risco real e preocupante.
Não se trata, como algumas pessoas querem fazer crer (onde se inclui o assessor do Presidente - Luís Dias), dum falso alarme. Se o fosse, a Comunidade Europeia não tomaria as posições que tomou.
Em nossa opinião, a desvalorização deste problema, como de muitos outros, apenas pretende encobrir a incapacidade de quem tem a responsabilidade de agir, de corrigir e melhorar a situação actual, condição indispensável à evolução duma sociedade. Também pensamos que os responsáveis, cientes de que não dispõem da determinação, do saber e da vontade necessárias para superar este tipo de obstáculos, desviam as atenções (as feiras, as festas...) e/ou mascaram os factos de acordo com as suas conviniências.

Acontece que, até há poucos anos, o fibrocimento incluiu amianto na sua composição. Desconheciam-se, na altura, os seus efeitos negativos.
Teve uma aplicação muito variada na construção civil (e não só, infelizmente).
Com grande incidência em coberturas / telhados / revestimentos.
Alcácer do Sal não foi excepção. Existem várias construções, espalhadas pelo concelho, com coberturas de fibrocimento.
Um dos exemplos é a Escola do Morgadinho.


Ciente deste risco, a Associação de Pais pediu, à cerca de dois anos, apoio ao Presidente Paredes para resolver este problema. Ou seja, pediu a remoção das placas de fibrocimento da Escola e a sua substituição por outro material que não fosse suspeito de causar danos graves à saúde das pessoas.
O Presidente Paredes assumiu o problema e comprometeu-se com a substituição da actual cobertura. Também assumiu uma data para que a obra estivesse terminada: o início do ano lectivo em curso. Ou seja, Setembro de 2008.
A data para conclusão da obra já passou.
As obras nem sequer foram iniciadas.
Porquê?
Ninguém pode afirmar, neste momento, que o risco na Escola do Morgadinho não existe.
Mas isto parece não preocupar a equipa Paredes.
Pelos vistos, a saúde das pessoas - maioritariamente crianças - pode eventualmente esperar.

O que não esperou foi uma uma revolução imaginária em Alcácer do Sal.
Com a preocupação do amianto nas condutas de água.
Que, nessa aplicação particular, é inofensivo.
Porque o risco existe apenas através da inalação. Ora nós não inalamos água...
Não é referido oficialmente mas o maior risco, nesta situação, decorre do processo de substituição das condutas de fibrocimento. Ou seja, através do seu manuseamento e posterior depósito. Neste processo, as normas de seguranças abundam e estão muito bem definidas. Aí há realmente espaço para o executivo da CMAS se debruçar. E verificar se as normas de segurança estão a ser devidamente seguidas. Para que não se repita aquilo que aconteceu na substituição da cobertura de fibrocimento do Centro Infantil, há cerca de um ano...

Em nossa opinião, esta nova preocupação da CMAS deriva da oportunidade em executar os projectos disponíveis e financiados pela Comunidade Europeia. Neste caso concreto, os projectos em curso já estavam aprovados quando a equipa Paredes chegou, com um rei na barriga, ao poder. O aproximar das eleições e a ausência de obra que se veja provoca um nervosismo difícil de disfarçar. E que, por vezes, dá origem a passos em falso. O que acontece, em nossa opinião, com estas incongruências do amianto...
... É que se mostram preocupados com o amianto onde ele é mais inofensivo e desprezam o amianto onde ele pode ser, claramente, mais agressivo.
Oportunismo político?

Alcácer merece mais!

______________________
NOTA:
A necessidade de renovação das condutas de abastecimento de água e de escoamento de esgotos é inquestionável. Ela é claramente necessária e já vem tardiamente.
Aqui a questão é outra.
É a falta de coerência na utilização dos argumentos seleccionados. E o tipo de acções desenvolvido...

Sem comentários: