21 de janeiro de 2009

estranha felicidade 1

Pedro Paredes estava feliz porque pôde assistir à apresentação pública do projecto da nova Escola Secundária (ver editorial da última folha de Alcácer).

Fomos à procura daquilo que poderá ter motivado tal felicidade.

Começamos por saber que a apresentação pública foi muito restrita.
Explicamos melhor.
Muitos dos professores, alunos e funcionários da própria escola não tiveram acesso à informação apresentada.
Que falar dos pais/encarregados de educação e da população em geral?
Estranha forma de democracia em que não se partilha, universalmente, este tipo de informação. Pelos vistos este facto não incomodou Pedro Paredes.
Estranha felicidade...

Ficamos também a saber, por Pedro Paredes, na sessão de Câmara de 18 de Dezembro de 2008, que afinal "o novo projecto da escola (que) consta na ampliação das instalações existentes". Ou seja, a nova escola morreu.
Acabou.
O que vamos ter é uma escola velha reestruturada.
O que até poderá fazer sentido.
Mas contradiz totalmente as anteriores posições deste executivo camarário que exigiu, veementemente, uma escola nova!
Estranho recuo.
Será isto motivo de felicidade?

Perante o facto do projecto se restringir à ampliação das instalações existentes, Pedro Paredes explicou que, mesmo assim, seria necessária a utilização do terreno expropriado à Associação de Comerciantes para "expandir a biblioteca".
Grande biblioteca!
O mesmo Pedro Paredes, ao falar de Alcácer do Sal, afirmou a 28/2/2007 no Notícias do Litoral: "Não me interessa aqui a perspectiva nova-rica de um grande objecto, uma grande biblioteca, que depois está vazia e não serve rigorosamente para nada e gasta uma fortuna".
Estranha incoerência.
Será isto motivo de felicidade?

Lendo o editorial da folha de Alcácer, assinado por Pedro Paredes, ficamos a saber que o início da obra vai ter início em 2009. O que contradiz, delicadamente, anteriores afirmações deste executivo sobre o início da obra no verão de 2009.
A conclusão do projecto também estava prevista para o final de 2008. Já passou. Onde está o projecto concluído?
Pelos vistos não se vai concretizar nenhuma das datas anteriormente anunciadas...
Enfim, mais do mesmo.
Será isto motivo de felicidade?

Para além disto tudo, não encontramos nenhuma referência recente à capacidade da escola (em termos do nº de alunos).
Sabemos que o projecto da escola é feito em função da Carta Educativa.
E também sabemos que a Carta Educativa, recentemente elaborada, está estratégicamente errada nas projecções contínuamente decrescentes do número de alunos.


gráfico elaborado com base nos dados retirados da Carta Educativa de Alcácer do Sal

E está errada porque:

  1. A concretização dos empreendimentos imobiliários previstos exigirá mão de obra especializada, o que implica a formação dum maior número de indivíduos.
  2. A concretização dos empreendimentos imobiliários previstos obrigarão à recepção de mão de obra e/imigrante. Tal facto fará crescer a população activa. Pessoas que têm ou terão filhos. O que faz crescer as necessidades educativas.
  3. Se realmente quizermos inverter o actual estado de estagnação em que nos encontramos, teremos seguramente que investir no conhecimento. Para isso será necessário formar cada vez mais jovens e mais adultos. E fazê-lo cada vez melhor. O que não é compatível com as projectadas reduções da população escolar da Secundária.
  4. Para não falar no facto, cada vez mais badalado, do ensino obrigatório passar a integrar o ensino secundário. O que fará crescer, muito substancialmente, a população escolar da secundária.

Esta Escola estará a ser projectada de forma a responder às necessidades de desenvolvimento de Alcácer do Sal num futuro próximo? Poderíamos ter uma opinião se tivessemos tido acesso ao projecto.Mas parece-nos que interessa a alguém mantê-lo em segredo. Em vez de o discutir de uma forma aberta e construtiva. São formas de estar na vida...

Quem beneficiará disso?

Como é possível alguém sentir-se feliz perante os factos aqui apresentados?

Estranha felicidade... a de Pedro Paredes.

Sem comentários: