27 de março de 2009

deflação?

Os dados do Instituto Nacional de Estatística de Fevereiro mostram que o Índice de Preços no Consumidor registou uma variação de -0,2% no Alentejo.
Isto significa deflação (inflação negativa).

No entanto, a nível nacional, a inflação foi de +0,2%. Que não sendo uma situação de deflação, aproxima-se dela duma forma preocupante.

Dizem os economistas que a deflação é bem pior do que a inflação.
Mas a credibilidade dos economistas anda muito abalada desde o aparecimento imprevisto desta crise.
Certo é que o Japão entrou em deflação há uns anos. E, depois disso, atravessou 10 anos com um crecimento económico praticamente nulo.

A crise, em Portugal e no Mundo, continua a agravar-se.
Que mais nos esperará?

Note-se que, no final do Verão passado, o governo ainda sonhava alto com Portugal a resistir de forma exemplar à crise mundial.
Vê-se...

5 comentários:

Anónimo disse...

O Capitalismo Fracassou! Faliu!Tal como a história nos ensina chegámos ao fim de um ciclo! uma era terminou. Assim aconteceu com os Maias, Egípcios, Romanos, com Hitler,Mussolini,e o mesmo se passará com os ditadores da época moderna, como o Sócrates. A verdade é como o Azeite!Vem sempre ao de cima. O PS de Sócrates mergulhou Portugal no fundo da mediocridade! Mas a nação, saberá dar a volta e renascer, refundar os princípios de ética e valores fundamentais, aconselho vivamente os meus amigos a relerem um velho livro de Teixeira de Pascoaes " A Arte de ser Português" é uma edição velhinha e difícil de encontrar apesar de já ter sido reeditada várias vezes. Tenho a certeza que muitos se encontrarão nos princípios e comportamentos evocados pelo mestre, outros sentirão vergonha por os desdenhar e depressa o irão catalogar de faxista! vale a pena lêr e pensar.Abraço

Anónimo disse...

Perguntem ao Mario Lino que ele logo explica o fenomeno.
É do deserto!

Anónimo disse...

Citando George Soros que em 1997afirmou:«Se não mudarmos de concepção, se não colocarmos o bem comum acima dos nossos interesses pessoais, o nosso sistema (capitalista) corre o risco de se afundar».

Claro que essa mudança não interessava nem interessa, minimamente, aos grandes accionistas gestores e alguns políticos (como os Socráticos que lhes dão o aval....), que continuam podres de ricos, mas cada vez em menor número, enquanto que os outros morrem de fome!

ISTO VAI REBENTAR NÃO TARDA!

Nota: Vou tentar reler o livro indicado por Wolf disse. Obg.

wolf disse...

Portugal só vai mudar quando os Portugueses se INDIGNAREM por serem Portugueses!

Anónimo disse...

Isto é uma campanha negra!
Não vêm que o problema é internacional? A universidade independente era internacional. O lixo da cova da beira é internacional. O freeport é internacional. A casa da mãe é internacional. A câmara da guarda é internacional. O défice é internacional. O Magalhães é internacional.
Só esta campanha é que não é internacional porque é negra!
E isto não é racismo.
É negritude!