3 de março de 2009

estranhos processos de decisão

Na semana passada começaram uma nova intervenção na Rua do Bom Jesus dos Mártires, no Morgadinho.
Não havia paineis a informar os detalhes da obra.
Nem sequer a dizer que estão a dar o seu melhor...
Ficámos curiosos.
Acompanhamos a situação através daquilo que nos era dado ver.
Eis os resultados.

1. O estado dos passeios antes da intervenção




2. A destruição do pavimento existente






3. A repavimentação do mesmo passeio



Continuamos curiosos para descobrir o valor acrescentado desta intervenção.
Mudar o pavimento de passeios, que estavam num estado aceitável de conservação, para colocar paralelos?

Mais intrigados ficamos quando vemos que, outros locais que necessitam de intervenção, permanecem abandonados.
E chegam a representar um risco sério para a segurança das pessoas.
Damos aqui apenas um exemplo.
Que satisfaz o gosto, deste executivo municipal, pelos passeios.
Vejamos o que se passa junto à Escola Pedro Nunes:











Porque não deixar aquele passeio do Morgadinho tal como estava e arranjar este espaço junto à Escola Pedro Nunes?
O perigo ali presente que não pode ser desprezado.
É uma zona frequentada por imensas crianças e jovens.
É o maior centro de actividade do Concelho, atendendo ao número de utilizadores dum espaço em concreto.
Porque será que não os arranjam?
Estranhos processos de decisão, aqueles que são utilizados por Pedro Paredes e pela sua equipa.
.
Alcácer merece mais!

18 comentários:

salaciablog disse...

Aquele passeio até ao Sr. Dos mártires é uma oportunidade de chamar "passeio do século passado". São passeios com azulejos. A sua manutenção é difícil para além de já não se encontrar esse tipo de pavimento em lado nenhum. Só tenho pena é que tenham escolhido pedra de calçada. Não é que não goste de calçada, antes pelo contrário, mas numa zona onde passa diariamente centena de pessoas rumo á escola secundária não é o tipo de passeio indicado. Em poucos anos essas pedras estão gastas e põe em risco a circulação pedonal. A melhor opção seria blocos de cimento (pavê). Pena é que também deveriam ter agora a oportunidade de criar uma ciclovia e zonas para Arvores e não o vão fazer certamente. Em relação á zona da EB Pedro Nunes, se não me engano tratava-se de um loteamento de iniciativa privada. Mas carece de uma intervenção urbana rápida. Pena é também nas ruas que estão a recuperar não tenham a oportunidade e a preocupação de enterrar os fios. Ou então pelo menos preparar infra-estruturas para tal.

Anónimo disse...

Estes meninos de coro venderam-nos uma ilusão que lhes vai sair bastante cara.

Zé Pinhoadas disse...

Acredito que não tenham partido o passeio por puro desporto...se foi feito é porque foi necessário reparar/alterar algo por baixo do dito passeio, e se já não existe igual para repôr em lado nenhum é normal que seja diferente agora,apesar de a opção ser horrivel.Boa análise dos vários casos Salaciablog

faroldealcacer.blogspot.com

Anónimo disse...

O que mais me preocupa no actual executivo é a falta de maturidade e conhecimento técnico, os constantes levantamentos de calçadas por substituição de calçadas idênticas não são acompanhados como será lógico das necessárias substituções das infra-estruturas de subsolo na verdade na maioria das intervenções não passam de operações de cosméticas urbanas no intuito de ludibriar o cidadão, só que se esquecem de um dado muito importante e decisivio é que as pessoas tem olhos e conhecimentos e embora as queiram fazer de parvos não o são e diria mesmo que é já motivo anedótico as catastróficas empreitadas, que pelos vistos deixam dividendos que são bemvindos.

Anónimo disse...

Pretendo ainda acrescentar mais um comentário!È natural o nervosismo de quem está na eventualidade de perder o emprego bem remunerado, o carro de serviço, o telemóvel sem "plafond", as ajudas de custo constantes, as mordomias e sabujices dos invertebrados, mas na vida tudo tem um fim! Os cidadãos que conviveram e apreciaram os comportamentos deste executivo só podem ter uma palavra em outubro NÃ0, NÃO, NÃO! CHEGA DE IMBECIS! eu pelo meu lado tudo farei para que os meninos voltem para casa dos papás e que vão trabalhar e aprender um ofício que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal não é asilo nem casa do gaiato, cresçam!estudem!trabalhem! e depois apareçam.

Anónimo disse...

Eu acho que o problema do passeio era a cor...

Alcácer do Sol disse...

A parte do passeio que foi repavimentada não sofreu qualquer intervenção subterrânea. Ou seja, não foram efectuadas intervenções a condutas nem a cablagens subterrâneas. Foi mesmo arrancar o pavimento e colocar outro novo... daí a questão: o que é que vamos ganhar com esta intervenção?

Anónimo disse...

Tendo lido todos os comentários sobre este tema.
Estou plenamente de acordo com o comentário de Anónimo que diz, como que a medo, baixinho, mas com muito humor, que o problema seria a cor!
Este executivo realmente dá-nos grandes fontes de riso e gargalhadas abertas, francas e genuínas, mas ao mesmo tempo uma tristeza e desilusão enormes!
E depois há os que vão passando a mãozinha dizendo que se calhar irão colocar infra-estruturas por baixo!
Não é por puro desporto, não, como precisam desesperadamente de mostrar que estão a fazer "coisas", inventam estas para não estarem parados....
É assim tão difícil de entender?
Quem os defende estará à espera de alguma promoção ou é pago para isso?

ue vão passando a mão e dizendo que se calhar vão colocar infra-estruturas por baixo do passeio!

Anónimo disse...

nós não vamos ganhar nada com isso, já os calceteiros, esses sim, a ganhar 10€ ao m2, tiram um bom dinheiro.

Anónimo disse...

Sr. Alcacer do sol, todos tiramos de uma forma ou doutra o nosso labor do municipio, mas sei como facto que a sua afirmação não é verdadeira

Ass. Aquele que não pensa

Anónimo disse...

A maior parte das intervenções urbanas que têem feito têem sempre substituido as redes de saneamento e águas, salvo algumas excepçoes. Eu concordo que se deve apostar na requalificação urbana, não só para melhorar as condições de habitabilidade de quem cá mora bem como transparecer uma boa imagem a que nos visita.

Anónimo disse...

O anterior comentário, pede uma ligeira correcção! "Requalificação Urbana"
não é mudar pavimentos! como a expressão indica é traduzindo QUALIFICAR A URBE , entendendo-se como urbe o todo construído que constitui o aglomerado urbano, seja este aldeia, vila ou cidade.
Chamar requalificação urbana a uma mudança de pedras de calçada de um passeio é um pouquinho exagerado não acha?

Anónimo disse...

Caro wolf, não se trata apenas de meras mudança de pedras de calçada como refere. Posso lhe dar vários exemplos onde melhoraram a rede de águas e saneamentos, nomeadamente: Rua das covas, Travessa da má cara, antiga e.n 5; travessa das covas, alto de s.miguel, ect... Todas essas e mais outras zonas eram abastecidas em canos de barro e de ferro, estamos em pleno século XXI, até hoje nada tinha sido feito. Cada vez que os canos furavam, lá iam uma borracha e várias dobradiças, já viu o que é para esses moradores estar a pagar uma taxa e estar a usufruir de condições deficientes de abastecimento de águas. Além do mais os residentes nessas zonas ficaram contentes que para além de ver as suas ruas arranjadas, viram que o abastecimento de água passou a ser com mais pressão, passaram a usufruir de um serviço melhor a que todos temos direito. Claro que nem tudo está bem feito, e veja-se o exemplo que alguém aqui referiu que é pena não enterrarem ou pelo menos preparar infra-estruturas para passar as cablagens. E claro, que queria que essa requalificação urbana fosse estendida à recuperação dos prédios degradados que cada vez mais “inundam” a nossa cidade.

Anónimo disse...

Deixa-te de coisas.
O que estamos a falar é do Bom Jesus dos Mártires. Onde as obras são só fachada.

Anónimo disse...

Como é que explicas que a mudança das condutas fez aumentar a pressão da água?
Tiraste o curso na independente ou não sabes do que falas?

Anónimo disse...

eu não explico acho nada! agora os moradores notaram bem a diferença. Não é so as condutas, que fazem parte de um sistema de abastecimento de águas, existem também valvulas. Mas referente à obra da azinhaga sr dos martires, acho muito bem que o removam, porque esse pavimento é do século passado como disse o salaciablog.

Alcacer do Sol disse...

Justificar a substituição do pavimento porque ele é do século passado é uma aberração.
Se aplicássemos este argumento duma forma geral, substituiríamos 99,99% de Alcácer do Sal (você incluído). Acha isso aceitável?

Anónimo disse...

A pressão da água depende da altura manométrica. O que a mudança das condutas pode influenciar é o caudal.
Não fales do que não sabes...