Referimo-nos à Escola Secundária.
Falemos de factos.
Em Julho de 2005 foi emitido um relatório da Inspecção-Geral de Educação.
Integrava-se no Programa de Aferição.
Contemplava a Efectividade da Auto-Avaliação da Escola Secundária de Alcácer do Sal.
Foram avaliados quatro campos de aferição compostos por nove indicadores (no total).
A avaliação considerava uma escala de 4 níveis. O mais baixo - nível 1(não satisfaz) - até ao máximo - nível 4(muito bom).
Dos nove indicadores avaliados dois atingiram o nível 2 -satisfaz. Foram eles os Recursos Humanos e os Recursos Financeiros e Físicos.
Os restantes sete indicadores mereceram nota negativa - nível 1(não satisfaz).
Ou seja, podemos dizer que a taxa de sucesso se ficou pelos 22%...
Estes resultados não deixam dúvidas a ninguém.
São catastróficos.
Pelo que era de esperar uma reacção enérgica do Conselho Executivo da Escola para inverter uma situação deveras anómala.
O tempo passou.
E a Inspecção-Geral da Educação voltou à Escola em Novembro de 2008.
Voltou a fazer a sua avaliação na Escola Secundária de Alcácer do Sal.
Fez-se, inevitavelmente, a comparação de resultados desta avaliação com a anterior.
Ficámos desolados.
Vejamos porquê.
Eis algumas afirmações integrantes do relatório:
- "Os alunos não têm uma imagem muito positiva da Escola"
- "Os documentos estruturantes da ESAS expressam princípios de equidade e de justiça. Porém, os diversos actores não têm a percepção de que os responsáveis pautem o seu desempenho em consonância com estes pressupostos."
- "Não existe uma visão estratégica única, consentânea e partilhada por todos"
- "A Assembleia tem tido um papel pouco interveniente, o mesmo sucedendo com o Conselho Pedagógico, cuja actividade se encontra suspensa à data da intervenção [Nov2008], por decisão do Conselho Executivo"
- "A liderança de topo é inexistente e não revela capacidade de comunicação..."
- "os problemas identificados mantêm-se, são do conhecimento de todos os actores e não se perspectiva qualquer plano que vise mobilizar os diferentes pareceiros na sua resolução"
- "A Escola desconhece os seus pontos fortes e fracos e não definiu planos de melhoria"
Note-se que um dos pontos fortes da Escola é o "Empenho dos docentes nas actividades lectivas".
Só falta dizer que a avaliação contemplou 5 parâmetros dos quais apenas dois tiveram classificação de suficiente. Os restantes 3 foram negativos (insuficiente).
Em termos globais atrevemo-nos a dizer que isto corresponde a uma taxa de sucesso de apenas 40%.
É negativo.
É mau.
Com a agravante desta situação se estar a arrastar há já uns anos.
Alcácer merece uma Escola de Qualidade.
É para isso que pagamos os nossos impostos.
É para isso que o Conselho Executivo recebe o seu salário.
imagem do interior da Escola
1 comentário:
O melhor é que esses caezinhos têm mais prioridades que os alunos. Fui em tempos aluno na escola secundária, e todos os dias esses bobis bebiam uma chávena de café, corriam atrás dos alunos em busca de comida e quando se tentava ver-se livre dos bicharocos talvez tivéssemos uma surpresa (os alunos eram repreendidos pela Ex.ª presidente do conselho executivo) e até uma aluna que olhou de lado para o cãozinho foi repreendida. Enfim, é a capacidade de gestão da escola secundária. Lembro-me também que a inspecção ordenou que os canídeos fossem retirados do espaço escolar, no entanto, eles por lá continuaram.
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