20 de setembro de 2008

mais disparates...

Não há Obra que se veja em Alcácer do Sal.
É triste mas é verdade.
Mas há obrinhas.
Disparatadas.
Onde se destaca a falta de visão e a incapacidade da equipa do Sr. Paredes.
Vejamos.
Fizeram, este verão, uma intervenção na marginal.
Foram colocados pinos num dos passeios.
Eis um exemplar:


Há poucos meses atrás, a mesma equipa do Sr. Paredes colocou, no mesmo local, uns pinos diferentes. Ainda lá estão, no passeio do outro lado. Estes pinos têm um design completamente diferente. Vejam a imagem e comparem os dois lados da via:



Actualmente temos pinos verdes, com um design duvidoso, num dos passeios da marginal. E, no passeio oposto, temos pinos em inox. Do ponto de vista estético esta solução é um perfeito disparate. Não faz sentido. É aberrante.



Isto é como ter um carro com pneus Pirelli dum lado e pneus Mabor do outro...

Qual o valor acrescentado daqueles pinos verdes?
Sim, o que é que vamos ganhar com aquilo?
Por acaso havia carros a invadir aquele passeio? Não, não havia.
A mudança dos pinos deveria estar integrada numa intervenção global que aquela via tanto necessita. Mas não, não foi isso que aconteceu.
Mais um retalho.
Mais um remendo.
Mais desperdícios...
Há coisas muito mais importantes que ficam esquecidas.
E que deviam ser alvo de intervenções concretas.
Na marginal também.
Damos exemplos concretos:

1. O passeio junto ao rio é demasiado estreito. Não permite que dois peões caminhem descontraidamente lado a lado. É um exercício de perícia duas pessoas cruzarem-se no passeio sem invadirem a estrada. Circular exclusivamente no passeio, para quem se desloca numa cadeira de rodas ou com um carrinho de bébé, é impossível. Estamos a falar de um dos mais nobres locais duma cidade que quer desenvolver o turismo...e promover a segurança! É necessário alargar o passeio.

2. A circulação rodoviária no local é caótica. Nas horas de ponta circula-se mais devagar na marginal do que na maioria das ruas de Lisboa... A circulação frequente de grandes camiões é claramente desajustada (há alternativas para os veículos pesados; há alternativas para a areia). É necessário regular o trânsito.

3. O estacionamento em segunda fila é frequente, o que causa inúmeros transtornos e diminui as condições de segurança. É necessário criar alternativas e regula-lo.

4. Não existem condições para a circulação em segurança de bicicletas. Ou seja, para a utilização de meios de locomoção não poluentes. É necessário criá-las se realmente se quer proteger o ambiente, melhorar a mobilidade e desenvolver o turismo natureza.

5. Não existe uma manutenção cuidada da área. Os buracos no asfalto levam muitas semanas a ser tapados... É necessário rever o plano de manutenção da cidade.

6. Não existem ideias concretas, integradas num projecto que satisfaça os objectivos de desenvolvimento do Concelho. É necessário encontrar uma equipa que o consiga fazer. A equipa do Sr. Paredes já mostrou que não tem capacidade para tal.

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