12 de setembro de 2008

o sol e a peneira



Um cidadão de Alcácer escreveu-nos em nome de Salaciablog e mostrou-se indignado com o Alcácer do Sol.
Aceitamos com naturalidade a diversidade de ideias. Gostamos do diálogo. Defendemos conceitos e apresentamos os nossos argumentos com prazer. Fazemo-lo aqui como em qualquer outro lugar. Cara a cara, se assim o desejarem.

Um dos aspectos que indignou o cidadão em causa foi um artigo do Alcácer do Sol sobre o Pinto Luísa e o Amendoeira. Nós contestavamos a propaganda feita em torno destas embarcações. Porque os Galeões do Sal sempre tiveram velas e mastro. Sem mastro e sem velas, pode haver muitos tipos de embarcações mas não são Galeões do Sal. Isto é um facto. Não é uma opinião.

O Salaciablog afirmava: "dentro em breve o Pinto Luísa vai receber um mastro vindo da Holanda, visto que a madeira tem melhor resistência e adequa-se melhor á função que lhe é destinada ".
Agradecemos a informação.
Pena é que este facto não tenha sido referido no editorial da folha de Alcácer assinado por Isabel Vicente, que serviu de base ao nosso texto. Afirmava Isabel Vicente que o “ Amendoeira e Pinto Luísa – estão novamente de volta às suas gentes com toda a dignidade...

O Salaciablog acrescentava: "quanto às velas, talvez não veja a necessidade elas existirem, pois os barcos devem se tornar mais fácil de navegar com motor do que á vela, e existir velas só como o elemento meramente decorativo, não valeria a pena gastar dinheiro do erário público".

Continuava o salaciablog a afirmar que os artigos do Alcácer do Sol “podem não corresponder á verdade ou então os juízos de valor que efectua não são os adequados”.

Estranhamos a acusação.
Mas estamos disponíveis para tentar entender outros pontos de vista. Basta, para tal, que respondam de forma credível às seguintes questões:

Se não há necessidade de velas para o Amendoeira e o Pinto Luísa, para que servirão os mastros?

Se as velas são elementos decorativos, um mastro sem velas é o quê?

Se o mastro é um elemento decorativo, porque é que foram comprar um à Holanda de forma a garantir que se adequasse melhor à função que lhe é destinada? Para se adequar melhor a funções decorativas?

Isabel Vicente não destacou a recuperação dos galeões e a sua dignidade? Então porque recuperam apenas uma parte da embarcação? Porque desprezaram aspectos carregados de simbolismo – as velas? Qual foi o critério? Que processos de decisão fundamentaram uma opção que contradiz o discurso oficial da equipa Paredes? Onde está o rigor histórico e a defesa do nosso património quando se amputam as velas das embarcações históricas de Alcácer do Sal?

Onde está o estímulo ao turismo ambiental com barcos à vela sem velas, movidos a motor?

Que razão para estarem agora tão preocupados em poupar dinheiro do erário público se, nestes quase 3 anos, têm desperdiçado tantos recursos em festas, feiras, disparates e aberrações?

Vá lá. Não tentem tapar o sol com a peneira.

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