- foram avaliados 5 parâmetros
- a avaliação podia variar de 1 - Não Satisfaz até 4 - Muito Bom
- parâmetro "linhas orientadoras e padrões de qualidade" - classificação:1-Não.Satisfaz
- parâmetro "planeamento e implementação das actividades de auto-avaliação" - classificação:1-Não.Satisfaz
- parâmetro "planeamento e implementação de acções de melhoria" - classificação:1-Não.Satisfaz
- parâmetro: "recursos humanos" - classificação:2-Satisfaz
- parâmetro: "recursos financeiros e físicos" - classificação:2-Satisfaz
Ou seja, embora os recursos (humanos, financeiros e físicos) sejam satisfatórios os restantes resultados são 100% negativos (todos 1 - Não Satisfaz).
Acontece que, o mesmo estudo já tinha sido realizado pela mesma entidade há dois anos lectivos atrás. Nessa altura foram considerados 9 parâmetros. Todos eles tiveram avaliação 1 - Não Satisfaz com excepção para os "recursos humanos" e os "recursos financeiros e físicos" avaliados com 2 - Satisfaz. Repetiu-se o insucesso!
Não se verificou, segundo estes relatórios, uma reacção positiva da Escola em tempo útil (relativamente aos processos identificados). Não houve sequer 1 parâmetro que saísse da situação de Não Satisfaz (o mais baixo degrau da classificação)!
Isto é inquietante. Principalmente quando conjugado com outros aspectos inerentes ao processo educativo (alguns já abordados aqui, no Alcácer do Sol).
É necessário mudar.
Precisamos duma escola que lidere processos de mudança, com lealdade, competência e capacidade de sacrifício. Que valorize o mérito e o esforço, sem autoritarismos bacocos e com o envolvimento de todos, aceitando a diversidade em vez de procurar unanimismos. Que forme jovens responsáveis e capazes de enfrentar, com sucesso, os desafios do futuro.
Precisamos duma escola em que os alunos sintam prazer naquilo que fazem. E que ajam duma forma activa, com curiosidade permanente e espírito de iniciativa, na busca de resultados concretos. Que se orgulhem dos resultados que alcançam, individual e colectivamente. Que não estudem por estudar, nem trabalhem por trabalhar. Que sejam fiéis a si mesmos, críticos e interventivos.
..................................................................................
imagem do interior da escola
Sem comentários:
Enviar um comentário