14 de maio de 2008

arquitontice em evolução

Na última Assembleia Municipal o executivo camarário foi questionado sobre o Largo Luís de Camões.

Respondeu o Sr. Presidente assumindo que ainda não tinham tido tempo de lá ir, prometendo uma intervenção no local.

Já aqui mostrámos que o Sr. Presidente se equivocou, tantas foram as intervenções no largo. Mas a dinâmica instalada é tal que as intervenções surgem umas a seguir às outras. E recentemente fomos surpreendidos com mais uma!

A iluminação da parte inferior do toldo dos táxis - arquitontice 2.
.


Na realidade o toldo já era iluminado pelos candeeiros de iluminação pública. Mas apenas na superfície superior. Que o toldo tapou... Agora foi iluminada a parte inferior. A isto se pode chamar uma arquitontice em evolução!

A necessidade de iluminação dos espaços públicos é indiscutível. Mas a forma como alcançar esse objectivo não pode ser desprezada. Aqui, a solução aplicada é a mesma que predomina nas feiras de província - simplesmente lâmpadas fluorescentes.
Se para uma feira (instalações provisórias e de curta duração) aquela solução é aceitável, para uma instalação definitiva num dos locais mais nobres da cidade é uma aberração.

Em termos de arquitontices, aquele tipo de iluminação acaba por se integrar perfeitamente no nível estético ali presente.
Só que nada daquilo faz sentido naquele local em particular.

É caso para usar as palavras do Sr. Miguel Sousa Tavares:

"Por favor, não governem mais!
...não há nada mais perigoso do que políticos sem ideias mas cheios de iniciativas.
...não há nada mais assustador do que os decisores desatarem a tomar decisões que ninguém lhes pediu e cuja necessidade ninguém sente. Apenas porque acham que assim estão a mostrar serviço."
(*)


Alcácer merece mais!


(*) jornal Expresso de 10 de Maio de 2008

Sem comentários: