27 de maio de 2008

estado social

O Diário de Notícias de 26 de Maio de 2008 apresenta uma reportagem sobre a Noruega. País com semelhanças à Finlândia, seu vizinho e "inspirador" do nosso governo - de forma passageira, para nossa infelicidade.

Fala-se muito da América, da Alemanha, da França, etc. e muito pouco dos países nórdicos.

Há, na nossa praça, muitos senhores ilustres a convencerem-nos de que Portugal está a seguir o caminho certo, não havendo alternativas viáveis ao rumo escolhido...

Demonstra a realidade outras formas de organizar, estruturar e governar as sociedades com sucesso. Para além do abominável modelo liberal - já lhe chamam socialismo de meia tijela... um neologismo a reter.

E se a nossa realidade difere da realidade do norte da Europa, a ponto de não ser possível a comparação com ela, também difere da realidade da América, da Alemanha e até da França.
Uma coisa é ser cego.
Outra coisa é não querer ver, ou sofrer de visão selectiva. Desprezando o interesse global da sociedade em benefício de uma pequena minoria.

Os dados disponíveis permitem corrigir facilmente os desvios de visão. E infelizmente abundam. Parece que só falta a vontade...
Uma sociedade com 20% da população a viver em pobreza, com a maior diferença na distribuição da riqueza da Europa, com perdas contínuas de qualidade de vida, na saúde, na justiça, na educação, no trabalho e na solidariedade social não é certamente uma sociedade de que alguém se possa orgulhar.
Excepção para os 3% da população que estão cada vez mais ricos. E que consideram, dum modo geral, o estado social como um alvo a abater...


Há mais Portugal para além do défice!


por: Portugal ao Sol

Sem comentários: