30 de maio de 2009

autarquia de Alcácer comentada pelo PS Setúbal

O PS de Setúbal, sob assinatura de Vitor Ramalho, emitiu um comunicado datado de 28 de Maio. (*)

O assunto em causa é a crise aguda que se vive na câmara de Alcácer do Sal.
Vale a pena ler e interpretar o que dizem da nossa autarquia, ou seja, da nossa terra.
Destacamos aqui apenas alguns trechos, pois o comunicado é grande - referimo-nos apenas à extensão do texto e não ao seu conteúdo.

Os objectivos do comunicado são expressos na sua introdução da seguinte forma:

"Alguma comunicação social do Distrito de Setúbal tem-me questionado na qualidade de Presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Setúbal sobre o que penso duma alegada retirada de delegação de competências do Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do sal, eleito pelo PS a um dos seus vereadores, também do PS. Para que não restem dúvidas a minha posição é a seguinte:"

Continuando a leitura verificamos que este é um comunicado sobre uma notícia que não é notícia. Vejamos o que está escrito no ponto 4:

"4) Quer isto dizer que a pergunta que me tem sido feita não é notícia"

Se assim é, para que se deram ao trabalho de redigir e publicar este comunicado?

Seguidamente o autor da notícia revela-nos o seu desconhecimento dos factos:

"5) Desconheço em absoluto se existe algum acto do Presidente da Câmara de Alcácer do Sal, meu camarada, retirando delegação de competências a outro camarada"

Na véspera deste comunicado ser publicado, Pedro Paredes tinha descrito publicamente os factos em causa numa entrevista publicada pela agência Lusa.
Atendendo ao facto de Pedro Paredes ter sido cabeça de lista pelo mesmo partido de Vítor Ramalho, e estando ambos em funções, estranhamos que a comunicação entre eles possa ser tão débil.

Certo é que, na sequência do raciocínio exposto no comunicado, chega-se a uma conclusão, já no ponto 6:

"6) Responsavelmente, enquanto Presidente da Federação, que respeita os eleitores de Alcácer do Sal, não posso, nem devo ter outra posição"

Estranha forma de respeitar os eleitores de Alcácer do Sal.
Afinal, qual é a posição concreta que Vítor Ramalho se propôs esclarecer?
A de que desconhece as decisões de Pedro Paredes?

No entanto, e perante a indisfarçável crise que a CMAS atravessa, encontrou-se espaço para abordar outros aspectos que nada têm a ver com o objectivo apresentado. Continuamos a citar:

"7) ... o excelente trabalhão desenvolvidos pelos seus autarcas em todos os seus sectores sob a liderança do PS"

Ora o "trabalhão" aqui referido demonstra-se nos resultados alcançados para Alcácer. Não nos trabalhões que derivam das lutas internas pelo poder, misturando o partido com a instituição CMAS (**). E os resultados visíveis para Alcácer são obras de fachada, prazos que nunca se cumprem, planos que não se concretizam (o último foi o plano anti-crise apresentado enquanto Pedro Paredes afirmava que não havia crise), afirmações tristemente infelizes (para ser muito simpático...), desrespeito por muitas pessoas, falta de visão estratégica, etc., etc...

O elogio apresentado deriva do conhecimento do autor sobre a realidade de Alcácer do Sal.
Conhecimento esse que ficou bem demonstrado no ponto 5 do comunicado.

Mas o melhor ficou para o fim.

E, em golpe de magia, eis que aparece mais uma peneira na tentativa de se tapar o sol!

Acontece que o grande problema, na opinião de Vítor Ramalho, foi o facto dos vereadores sem pelouro da autarquia terem deixado os seus cargos, garantindo a sua substituição.
Note-se que os vereadores sem pelouro estão em minoria e não têm qualquer actividade executiva na autarquia.
A sua responsabilidade, neste mandato, pelos resultados da gestão de Alcácer do Sal é praticamente nula.

Citando novamente o comunicado:

"8) Politicamente o que há de relevante na Câmara Municipal de Alcácer do Sal é que a CDU tenha, contra a vontade dos eleitores, substituído os seus três vereadores eleitos efectivos, pelos três seguintes da sua lista sem qualquer explicação à opinião pública, o que o PS jamais fará. "

Podemos ficar tranquilos ao sabermos que o "PS jamais fará" tal coisa?
Vejamos.
É que na véspera da publicação destas palavras, foi anunciada a demissão do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
Este sim, é um cargo executivo de grande importância.
Resultou duma eleição democrática.
Mas ainda não vimos, até ao momento, qualquer explicação válida para tão extrema decisão - a demissão do vice-presidente.
Onde está a lógica, a coerência, a transpaência?

Mas há mais, para além destas peneiras... que não tapam este sol de Maio.

Vítor Ramalho insurgiu-se com o facto dos vereadores da oposição, após apresentação das suas razões pessoais, terem deixado os seus lugares de vereadores sem pelouro.

Acontece que, ainda não há um ano sequer, Vítor Ramalho deixou a Assembleia da República, para onde exercia o cargo de deputado, para assumir o cargo de presidente da Inatel. E justificou a sua saída da Assembleia da República(***):

"Não posso manter o cargo [de deputado] porque é totalmente incompatível, por isso vou pedir a suspensão assim que tomar posse".

Note-se que Vitor Ramalho não deixou o seu cargo de deputado.
Suspendeu-o!
O que quer dizer que regressará à Assembleia da República, assim que o desejar.
(não vá o diabo tecê-las e as coisas correrem mal lá por fora...)
Será que, com este comportamento, Vitor Ramalho considera que está a cumprir a vontade dos eleitores que nele votaram?
Será que os princípios que ele tenta aplicar a terceiros diferem dos princípios que ele aplica a si próprio?

É tudo legal.
Todos nós sabemos.
Mas há mais na vida, muito mais, para além das leis produzidas em Portugal. Leis que estão associadas a um sistema judicial muito ineficiente.

Quando as peneiras estão rotas... pior vai a coisa!
O Sol, esse continua a brilhar!
Nós continuamos em crise...

Até quando?
Responda você!


______________________________

(*) - para ler na íntegra o documento aqui comentado, clique em http://www.setubal.ps.pt/noticia.php?cod=4A200F2C04A2E

(**) - de acordo com as afirmações apresentadas no clube de política de Alcácer do Sal - http://osadao.blogspot.com/

(***) - para mais detalhes clique em http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=217&id=8034&idSeccao=1815&Action=noticia

6 comentários:

wolf disse...

Toda a gente disse demais, escreveu-se demais, falou-se demais! Nem as personagens,nem os acontecimentos justificam tanta controvérsia! Na realidade Pedro Paredes, e João Massano são tão mediocres e tão básicos que não merecem metade das preocupações aqui demonstradas, essas personagens já têm os dias contados e a preocupação agora é o que vem de novo e o que importa para a nossa terra é progresso e gente séria que leve os destinos de Alcácer para níveis superiores e existem muitas capazes de contribuir para esses objectivos, a minha sugestão é deixar de falar da ralé e concentrarmo-nos nas pessoas sérias e honestas que felizmente em Alcácer existem muitas e com valor.

Alcácer do Sol disse...

Vítor Ramalho em discurso directo:

“Sempre entendi que a política só faz sentido quando se suporta num ideário, enquadrador de um programa. No nosso partido os militantes têm o dever-direito de assim se comportarem, numa lógica de crescente valorização da política, fomentando o debate das ideias e condenando tudo aquilo que se desvie deste objectivo."

Anónimo disse...

Alcácer precisa é de uma lista de independentes, formada por gente séria,capaz, que ponha fim ao ciclo de oportunistas partidários e tachistas e que meta os interesses de Alcácer acima de tudo. Abaixo os partidos.

Anónimo disse...

balbino já viste que só tiveste meia dúzia de votos, pra quê insistires com isso duma lista independente???
mas quando estvas no PCP não pensavas assim...

Anónimo disse...

Realmente o que preocupa é os 3 eleitos da CDU por razões pessoais se terem demitido e o caso de o presidente ter tirado os pelouros ao vice não é importante, só mesmo desta gente que só se importa consigo próprio, com tachos e compadrios

Anónimo disse...

è com tristesa que se vê destruir património em Alcácer por estes imcompetentes que resolveram fazer da politica uma verdadeira palhaçáda! Não ouvem as criticas da população e fazem o que lhes apetece com os dinheiros publicos gastando furtunas em obras onde menos é preciso tirando raras exeções! Estes senhores são a vergonha de quem depositou confiança neles pois mesmo a Graciete Baião lhes ganha aos pontos em competencia autártica! este foi o pior pesadelo autartico desde o 25 de Abril! Pena que a mudança politica só cervise meia duzia de chulos! ASS. Zé Povinho