11 de maio de 2009

faltar à verdade

A folha de Alcácer anunciou as obras de substituição dos passeios na Rua Bom Jesus dos Mártires.

Uma obra que poucos entendem, polémica e injustificada - dada a existência de locais muito mais carenciados e a necessitarem de urgentes intervenções... que não acontecem!

Na notícia aparece a justificação para tal intervenção: "os pisos antes muito degradados estão a ser substítuidos por calçada à portuguesa". 

Comparemos as palavras utilizadas na folha de Alcácer com a realidade:

                     1. 
Eis o estado dos passeios antes da intervenção. Não estando num estado de perfeição, também não estavam muito degradados como é afirmado. Há por aí coisas muito piores... e não as arranjam!

                       2.

Será que se referiam à degradação do piso após o início da intervenção? Aí sim, o estado de degradação atingiu o limite. Verifique novamente como o pavimento anterior estava num estado aceitável de conservação. Para quê a sua substituição, sabendo nós as dificuldades económicas que atravessamos e as carências estruturais que afectam o nosso desenvolvimento? Há coisas mais importantes para fazer. 

                         3. 
Aqui sim, atingiu-se um estado de degradação completo. Após a intervenção ordenada pelo executivo camarário. 

                4.  


Anunciaram a aplicação de calçada portuguesa. Acontece que nos espaços pedonais, a denominada calçada à portugues não é feita com estes paralelos enormes (compare o tamanho de cada pedra com a moeda de 1€ ali colocada). Este piso era aplicado nas vias rodoviárias portuguesas há já alguns anos. Não no espaço pedonal. É muito mais irregular do que o piso anterior. O que afecta negativamente a mobilidade das pessoas. É isto evolução, regeneração, ou lá o que lhe quizerem chamar?

Mais valia terem estado quietos aqui...
...cocentrando energias onde elas são realmente importantes.
Mas para isso é necessário ter um pouco de visão estratégica. Só um pouco. Mas que parece muito para esta equipa que se julgava capaz de governar o mundo!

7 comentários:

wolf disse...

A pedra, como pode verificar foi reaproveitada das nossas ruas ou de outra qualquer rua de outra terra, nenhum paralelipípedo acabado de cortar apresenta o desgaste evidente destas que ali colocaram, algumas foram rodadas para apresentarem a melhor face outras ficaram com a face já usada para cima. O Sr. Vereador que é de geologia deveria saber distinguir uma pedra proveniente de uma pedreira de outra já utilizada! Uma coisa é certa nós todos vamos pagár o trabalho como se as pedras fossem a estrear disso não duvido.

Anónimo disse...

A estratégia política passa por deitar areia, alcatrão e pedras para os olhos dos eleitores, fazer as obras pela "rama" fingir que é mas não é! obras de cosmética, contratadas ao m2 com um empreiteiro amigo. Como toda a gente sabe as obras são um óptimo meio para financiar partidos políticos e conseguir dinheiro para as campanhas que neste caso estão aí á porta. Obras são precisas! o PS tem de Ganhar custe o que custar. Vota PS Vota na INCOMPETÊNCIA, que a tua rua será PAVIMENTADA.

Anónimo disse...

Então e a autoestrada sobre o rio sado a que aludiu o ilustre presidente, num dos seus magníficos discursos é em alcatrão ou paralelos?

Anónimo disse...

deveriam é colocar manilhas no leito do rio sado pois é assim que se conduzem os esgotos.

calicida disse...

a autoestrada sobre o rio sado é em areia adaptada ao desporto aventura

Anónimo disse...

Há uma rua que já foi, pelo menos duas vezes, alcatroada durante este executivo.

Se se continuar neste ritmo,e se este executivo ganhasse as próximnas eleições (o que não irá acontecer) alguém me sabe informar quando é que vou deixar de ver a vizinha da frente?

Anónimo disse...

eles mentem para quê?
nós não somos cegos nem burros e percebemos as coisas