7 de junho de 2009

europeias 2009 - resultados de Alcácer do Sal

Eis os resultados das eleições Europeias 2009 no Concelho de Alcácer do Sal:


Dos resultados das urnas salienta-se o facto de a CDU ter ganho em todas as freguesias do Concelho, Torrão incluído, com 38% dos votos.

Inversamente observa-se a derrota do PS em todas as freguesias do concelho.
Note-se que o PS tinha vencido todas as eleições Europeias anteriormente realizadas.

O Bloco de Esquerda quase iguala o PSD (30 votos de diferença).

Mudam-se os tempos.
Mudam-se as vontades.
Todo o mundo é feito de mudança...


Saliente-se também a elevada abstenção, facto comum ao resto do país e da Europa.

33 comentários:

Anónimo disse...

Não me surprende de todo, devido ao mau desempenho deste Governo, a juntar ao péssimo grupo de garotos que se apoderou desta Autarquia, nos últimos 4 anos!

Ambos andaram, nítidamente, a gozar com a pobreza e desemprego dos portugueses, enquanto a eles nunca faltou mada!

E, em Alcácer do Sal, o "inteligente" do presidente da Câmara ( com "p" pequeno, porque não o considero como tal a esse paredes...), teve o descaramento de dizer que não se sente a crise nesta cidade!!!!!!

Anónimo disse...

Faltaram votar mais de 7 mil eleitores.

joão miguel disse...

Eu estou muito satisfeito com este resultado no nosso concelho. A vergonha que têm sido as políticas de direita do PS, seja na Europa, seja na Assembleia da República, seja para as autarquias, tem conduzido o povo para um caminho nocivo e tenebroso. A abstenção não deixa de ser um resultado do desânimo e da falta de confiança de que é possível alterar esta situação. Acho que este resultado ajuda aos que ficámos empolgados com ânimo para falarmos com muitos mais e convencer de que é possível alterar o actual estado de coisas.

Anónimo disse...

A abstenção no concelho de alcacer do sal, deve-se precisamente a incapacidade dos partidos politicos de envolver a população no que é Alcacer, penso que no passado, balonas, britos, e agora paredes, massanos, não tiveram essa capacidade.
nenhum partido, tirando o bloco, merece reclamar vitorias ou inventar desculpas para as derrotas, ha pessoas que devem compreender que de politica não deram, não dão e não haverão dar nada ao concelho.
quando se fala em paredes e balonas como candidatos a camara municipal, eu alerto toda a juventude, para o abismo que alcacer caiu...

Zé Pinhoadas disse...

... ouvi falar de tudo menos de EUROPA, é avaliações ao governo, é penaliza este e aquele, mas do que estas eleições realmente tratavam ouvi mtttttt pouco!!!

faroldealcacer.blogspot.com

Observador disse...

O anúncio do princípio do fim do actual "reinado" de incapazes, mal dizentes, falhados, ressabiados e alguns jagunços com um tótó à frente. Anseio pelo encerrar das próximas eleições autárquicas para ver se Paredes torna a passear-se pela localidade impante e de pé, em cima da caixa de carga de uma furgoneta, de peitaça ao vento. Mas o que é que se passa naquela cabecita? Será que julgou que Salatia era a antiga Roma e que ele seria um César contemporâneo?! Senhores: Que ridículo!!!!!!

ratazana de biblioteca disse...

Ainda a proósito de o presidente ter referido que em Alcácer não havia crise. Acaso se deu ao trabalho de ver os últimos números do desemprego nos concelhos do litoral alentejano publicados pelo jornal Sem Mais? É que lá vem bem evidenciado que o concelho onde existe maior desemprego, entre os cinco concelhos do litoral alentejano, é precisamente o concelho de Alcácer do Sal. E isso não é uma manifestação de crise e bem séria? Ou será que entre tanto empregado manhoso arregimentado para a câmara não há um que leia, como deve ser, os jornais e faça chegar a informação relevante ao primeiro responsável da câmara? Ou será que à semelhança de Cavaco, Paredes também se recusa a ler jornais? Porque saber juntar as letrinhas e ler ainda deve saber. Ou não?

Maria das Dores disse...

pode ser k me engane, mas tou convencida k as pessoas estão dispostas a tudo, até a votar nos comunistas e no balona que coitado já tá um bocado velhote só para se livrarem desta gentalha sem carreira e sem emprego que assaltou a camara para se governarem

Memória de elefante disse...

seja qual vier a ser o resultado das próximas eleições uma coisa é evidente. Esta votação em Alcácer mostrou claramente que uma boa parte do eleitorado socialista não quis votar e certamente não foi por estar satisfeito com ele PS e que essa insatisfação reflete o descontentamento com o governo do país mas que aqui no concelho foi ainda mais forte por causa do descontentamento com o desgoverno do concelho. Depois deste abandono do eleitorado socialista que provavelmente se repetirá e agravará nas próximas eleições só espero que o actual presidente tenha a coragem de se submeter novamente a eleições e não torne a dar de frosque como já fez numas outras eleições para a cãmara já lá vão à volta de 15 anos. Ou julga que a gente já se esqueceu?

Anónimo disse...

"MAU DESEMPENHO DESTE GOVERNO", não se terá tb reflectivo nas votações do povo português para as eleições EUROPEIAS?

Aconcelho-o a ler com mais atenção os comentários que se vão fazendo...e, já agora,se entende desse modo, porque razão o/a senhor/a, o não fez?????

joão miguel disse...

É um disparate e revela falta de honestidade considerar que a abstenção deve-se a nomes aqui referidos. Quanto à abstenção no concelho deve-se muito à falta de ir para o terreno das forças políticas (tirando a CDU) mas onde andou o PS na rua e o PSD, o BE?
O BE reclamar vitória !!!!! Não vis-te bem os resultados. Nesta coisa do BE sóp acho piada o Miguel Portas ter feito turismo no PE e depois ninguém fala nisso, já agora quando o PS necessitar de esvaziar o balão BE vai faze-lo.

Anónimo disse...

Aliás em Alcácer o BE tem sido um bom amigo do PS com a amiga Penas muito triste com o amigo massano.

Anónimo disse...

Fiquei satisfeito com estes resultados, só demsonstra que o povo tirou a venda dos olhos e que nas proximas autarquicas nem que seja um cão a concorrer pela CDU ganha.
Este "abre olhos" de quatro anos deu para ver quem são as pessoas.
O BE não vai ganhar por enquanto as autarquicas, porque ainda não chegou a altura e se não mudar de estratégia nunca la chega.
Venham as autarquicas.

Anónimo disse...

Tão vendo, srs socialistas?!
Afastaram o Massano, perderam logo as eleições...Bem feita!

Anónimo disse...

Quem ficou contente com a vitória do PSD foi Duarte Lynce

Anónimo disse...

Tenham mas é juízo só quem andar de olhos fechados é que não vê a pinta dos "donos" do BE no concelho... Alguém os ouviu a fazer oposição? Alguém os vê na rua a dar a cara e a lutar contra este marasmo? Não, claro que não isso dá trabalho e trabalho não se liga com os donos do BE...Palavras para quê

Anónimo disse...

Que o massano tem sido um bom amigo do bloco de esquerda, não sei e não me interessa (ele não é amigo de ninguém...).

Que seja um bom amigo da Penas duvido, porque sei o que se tem passado tanto na Câmara, como funcionária, como em questões externas!

Por favor não falem do que não sabem, não inventem!!!!!

Atenção, não pertenço à família, ok?

Anónimo disse...

Ai que grande desgraça! Nós os Boys estamos em pânico! Era tão bom e tão pouco durou! Têmos de devolver os carros! vamos ficar sem ordenados e sem empregos! até os telemóveis nos querem tirar! Ai que grande desgraça! O que é que a gente vai fazer??? malditos bloquistas! malditos comunistas! malditos eleitores que já não votam em nós! e nós somos os melhores! O povo é estúpido! nós somos os melhores! esperem pela PIMEL para verem! alguma vez se fez uma festa assim em alcácer? gente estúpida e ingrata! só Xutos e Pontapés.

António_Maria disse...

Porque é que a maioria dos comentários são de anónimos?

Anónimo disse...

O massano continua na maior! Carro, secretária, telefone, cartão de débito,tudo na maior, nada aconteceu é aproveitar enquanto a TETA dá leite.

Anónimo disse...

Por falar em Bloco de Esquerda, os dirigentes deste partido que tenham atenção quem se vai oferecer para fazer parte das listas do mesmo porque é com pessoas como o gordo e outros mais que o Bloco entra em descrédito em Alcácer.
Se não sabe nem dirigir a sua vida, nem se é azeite ou vinagre, quanto mais dar apoio na dignificação de um partido ou como dirigente sindical.
Abram os olhos e não entrem em loucuras só para terem apoiantes porque como diz o ditado "mais vale só que mal acompanhado".
Eu sou uma pessoa que sem ter partido até admiro o Bloco, mas entristece-me ver estes oportunistas que para aparecerem se infiltram em qualquer sito, tipo enguia só para darem nas vistas, o que faz com que a imagem do partido caia em descrédito.

Anónimo disse...

Lembro-me de o BE fazer campanha em Alcácer. Foi logo no princípio quando o Paredes foi eleito. Calaram-se a partir do momento que o teatro começou a ser subsidiado...

Anónimo disse...

Bem, agora começamos a perceber que temos de arranjar uma solução alternativa ao actual executivo. eu por mim voto cdu se o candidato deles for credivel, mas se a sociedade civil for capaz de se mobilizar é a altura ideal....é a ultima hipotese que temos de salvar o nosso concelho....alinham?

Anónimo disse...

Tanta dor de cotovelo do BE ter passado à frente da CDU!!!!!

Agora em lugar de atacar o Paredes não conseguem segurar-se cheinhos de medo!

CALMA! CALMA!

Anónimo disse...

É verdade, tem toda a razão em fazer essa obs!

Mas, se me recordo, quem andava em guerra com o executivo era o TEATRO DO RIO e não o BLOCO DE ESQUERDA, certo?

As águas devem ser separadas....

Andavam sempre às turras e depois do subsídio, nada....
O que se terá passado?
.Medo de perder o tal subsídio?
.Medo de perder o local de trabalho?
.Não vale a pena perder tempo a discutir pois já temos o que queremos?

Anónimo disse...

Calma.
O BE passou à frente da CDU mas não em Alcácer... onde há muitos simpatizantes mas falta uma estrutura. Aí é que está o problema.

wolf disse...

Em minha opinião;
A Prioridade deve ser acabar com este executivo mediocre! Os Alcacerenses devem unir esforços conjuntos para se unirem em torno de uma candidatura que seja capaz de recuperar a ética, o bom senso e a estabilidade, a esquerda deverá unir-se (CDU + BE) por uma causa maior: ACABAR COM A BANDALHEIRA DO PS EM ALCÀCER DO SAL.

Anónimo disse...

estou cheio de medo do BE...
e como eu tantos outros...
uuuiiiii!
é que os dirigentes do BE de Alcácer parecem uma daquelas obras imateriais do paredes
felizmente que a nivel nacional o BE tem gente muito competente e muito capaz
infelizmente não vejo isso em Alcácer
mas continuo com medo
uuuuiiiii!
quem me pode acudir?

hera-luna disse...

A verdade meus amigos é que acabei de chegar de mais uma estopada de viagem desgastante e mal paga. a unica compensação é que vou passar aqui uns dias de descanso até nova viagem! BEM, VAMOS AO QUE INTERESSA! RESULTADOS DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS!

Embora não sendo militante de nada, não tenho grande apreço pelas abéculas que têm desgovernado o meu concelho desde que me conheço por gente, e já lá vão uns aninhos,embora ainda longe da reforma.Dei-me ao trabalho de ir ver os resultados das autárquicas de 2005.A verdade é que,no concelho, o único partido que verdadeiramente subiu em relação às autarquicas foi o BE! queiram ou não os números falam por si: dir-me-ão que não podem ser comparáveis porque o número de eleitores blá,blá , porque as europeias dizem menos às pessoas etc.. eu sei isso tudo,e também sei que outros andam a apergoar que a cdu como ganhou a nível local as europeias pode vir a ganhar as autárquicas o que também é falso porque não pode ser comparável! Na realidade a CDU perdeu muitos votos!
VEJAMOS:

AUTÁQUICAS 2005 EUROPEIAS 2009

SANTIAGO 714 499

S.MARIA 690 533

S.MARTINHO 255 211

S.SUSANA 167 116

TORRÃO 467 305

COMPORTA 311 148

PERDEU 792 VOTOS
É UMA VITÓRIA OU UMA DERROTA??
VAL O QUE VAL!

FIQUEM BEM

A. Gonçalves disse...

1º parte, de três partes:
E que tal um bocadinho de bom senso para acalmar os ânimos?

Que o concelho está desejando livrar-se das pessoas que assaltaram o PS local, desrespeitando, injuriando e empurrando tudo e todos e que por essa via aí se instalaram na câmara, isso é por demais evidente.

Agora haja calma pois na que na sofreguidão de querer tirar quem lá está, há alguns entusiastas em excesso que começam logo a dar tiros para todos os lados e a tudo quanto se mexe.

Cuidado! O primeiro objectivo não é substituir quem lá está? Então "fogo à peça" QUE ESTÁ LÁ e não a outros, sejam eles quem forem.

Não vale a pena continuarem a "bater mais no ceguinho Massano" porque esse já passou à história e naturalmente a esta hora está a debater-se entre ter que sobreviver, (o que passa por zarpar para outras bandas para ganhar a vida porque por aqui dificilmente o conseguirá) ou dar largas aos seus sentimentos de raiva e frustração, principalmente até às eleições, por ter sido tão mal e injustamente tratado; ele que até deu esta câmara ao PS e que foi buscar o actual presidente (está bem que foi para se escudar atrás dele e assim chegar lá, mas foi ele que o conseguiu. E agora tratam-no assim?) - "Espera aí que eu já vou buscar o meu primo jagunço Zé Reis, que ele já vos trata da saúde..." Portanto deixemos Massano sossegadito a remoer e a congeminar com a esposa como é que vai dar largas à sua vingança. "Talvez uns feitiçozinhos..." Esse(s), para os próximos tempos, já têm com que se entreter. Deixá-los. RIP (Rest in pace ou, para quem não saiba latim, descansem em paz).

Todos sabemos que de uma ponta à outra do espectro ideológico e partidário local há fragilidades, insuficiências, erros no passado, interesses, ambições e vaidades. Mas atenção que isso são os penduricalhos da própria condição humana. Daí a ter que começar a "dar" tiros para todo o lado vai uma diferença muito grande.

O que importa é que o concelho nunca teve um presidente (e uma "equipa"?!) tão mau como este e que por causa disso nunca como nestes quatro anos o concelho sofreu e ficou tanto para trás. Basta-nos comparar com qualquer um dos nossos vizinhos de câmaras socialistas ou comunistas para perceber que assim é, seja Vendas Novas, Montemor, Grândola ou Ferreira.

Apesar dos camaradas do PCP naturalmente não acharem que assim seja ("senão qual seria o papel vanguardista do glorioso PCP no processo democrático em curso"?) isto não é uma questão de partidos. É sim uma questão de pessoas, que no nosso caso e infelizmente, não prestam! Naturalmente que os cidadãos integram e votam (ou não) em candidaturas partidárias (ou não), mas isso é apenas o processo e não a essência do estado da arte ou o reflexo do mais profundo do sentir das gentes locais.

Se observarmos, mesmo que de relance, os resultados eleitorais no concelho de há 30 anos, torna-se evidente que aqui só existem dois grupos eleitorais, ambos historicamente dominados por clãs locais, os quais ganham expressão eleitoral através de dois símbolos: Uns, com muitos Baiões, Balonas, Passos, etc aparecem através do PCP via CDU; outros, com muitos Nunes, Pernas e Massanos, etc aparecem através da estrutura local do PS. (É claro que depois o BE apresenta os Penas como o PSD apresenta os Linces, mas ambos são, eleitoralmente falando, clãs sem expressão eleitoral local, mas atenção que é só expressão eleitoral...).

fim da 1º parte; continua de imediato e a seguir.

A. Gonçalves disse...

2ª, de três partes:

Naturalmente que ambos os grupos dominantes se recorrem de pessoas ou indivíduos que não integram quaisquer um desses clãs. Mas isso faz parte do "mise en scéne" para aparentar que a coisa não é tão tribal, como aparenta ser. "É preciso ir mudando alguma coisita (ou mudar algumas pessoas) para que tudo continue na mesma... " "Comme il faut". Tudo o mais é paisagem.

Infelizmente é assim para a diversidade e riqueza da vivência democrática que ganharia bem mais se outras proeminentes alternativas conseguissem ter maior implantação e expressão local. A comprovar esta análise básica está o facto de que em Alcácer a força partidária que ganha geralmente consegue-o por maioria absoluta. Por mérito próprio? Não, senhores! Porque as restantes forças não têm quase que expressão eleitoral. Isso não quer dizer que não existam outras sensibilidades e expressões locais significativas, políticas, religiosas, económicas, artísticas ou de outro tipo. Refiro-me exclusivamente às que conseguem expressão eleitoral significativa ou decisiva em termos de eleição de candidatos. É assim! É o método de Hondt que assim o favorece e determina!

Assim sendo creio que o que agora importa é que o concelho consiga estancar este sucedâneo de quatro anos de verdadeiro descalabro em festa onerosa, que todos pagamos e que a todos trama a vida e o futuro, para então retomar a senda do progresso local. Nem que seja para não andar mais trás! E para isso convém "não embandeirar em arco" e ter calma.

Isso quer dizer duas coisas:

Por um lado não há que fiar nos resultados eleitorais das recentes eleições europeias e trabalhar para que a mudança efectivamente se verifique o que OBVIAMENTE vai ter que passar pelo PCP local, via CDU, com clãs Balonas ou sem eles! Naturalmente que tal candidatura vai ser vai ser encabeçada por A. Balona, o que é facilmente compreensível por razões históricas locais. E se querem a minha opinião, eu que não sou do PCP, até acho justo, para o senhor (não sei se para a terra também), que ele seja o candidato. Se me perguntarem se seria o tipo de presidente que eu gostaria de eleger digo-vos já que não. Gostaria muito de eleger alguém bem mais jovem e dinâmico, que fosse antes do mais alguém bom que aliasse uma sólida formação humanista, cultural e técnica a uma certa "rodagem" de vivência e experiência feita noutros contextos que não apenas o nosso e que fosse um patriota de espírito são e convictamente democrático, com sentido estético e fortemente imbuído de um forte sentimento em prol dos mais desprotegidos com uma pitada de são bairrismo. Mas admito que porventura não existam por cá candidatos com este perfil. É a vida,como dizia o outro...

Mas entre um candidato como A. Balona e o presidente que lá está não tenho qualquer dúvida. - "Ò Balona venha daí depressa e livre-nos desta gente e principalmente deste presidente por favor".

É que efectivamente o povo está tão envergonhado, tão farto e cansado, que - como ainda há dias alguém aqui escrevia num dos comentários - o povo para se livrar desta gente até já está capaz de votar num cão (com o devido respeito por todos os demais candidatos e até os cães). Mas não um daqueles cães raivosos como um que um que está na estrutura de poder da actual cãmara, que anda sempre a rosnar à voltar do actual presidente, que já nasceu zangado com o mundo e com a vida e que quando se distrai até morde nele próprio...

(fim da segunda parte; continua de imediato para concluir)

A. Gonçalves disse...

3ª e última de três partes:

Mas agora atenção: O PCP e o seu candidato local também têm, doravante, responsabilidades acrescidas. Como força alternativa proeminente local e muito provavelmente futuro presidente de TODA a municipalidade, seria bom que a postura assumida e interiorizada seja de franca abertura, diálogo, efectiva consideração e respeito por outras sensibilidades (inclusivé sectores ditos mais conservadores ou ditos mais radicais como so chamados bloquistas ou outros) e principalmente evitar a todo o custo aquela atitude encapsulada tipo sectário dogmático que uma anterior vereadora eleita pela CDU tão bem representava. Do género: - "Nós somos a inevitabilidade histórica"! Isso são coisas do passado, que muito francamente só servem para colocar os outros numa posição de retranca e assim ajudar a perpetuar a mediocridade local.

Olhar para o futuro! Sem tomar árvores por florestas nem misturar trigos com joios. Seremos capazes?

Como diria Paulo Guerreiro no seu blog a que todos recorremos (a quem reconheço - uma vez mais - e louvo a iniciativa, o trabalho e a coragem): Alcácer merece mais. Eu acrescentaria que não é apenas uma questão de merecer.

Nós, que aqui efectivamente nascemos, vivemos, trabalhamos, constituímos famílias, criámos filhos, arriscamos, produzimos bens e serviços para a riqueza e o bem estar de todos, choramos os nossos mortos, nos alegramos com as nossas crianças e jovens, cuidamos com carinho dos nossos velhos, respeitamos as memórias dos que já se foram, os saberes locais e vivemos cada pedra com o respeito que só milhares de anos de anos de história permitem acumular necessitamos impreterivelmente de mudar a falta de rumo do concelho. Por isso não é uma questão de Alcácer merecer mais. Alcácer precisa! Ou como dizia a cantiga: É necessário, imperioso e urgente.

"Au travail". Saudações democráticas a toda a comunidade bloguista.

A. Gonçalves

Anónimo disse...

hera-luna, essas contas devem ser só feitas nas autárquicas em Outubro, onde de certeza a absoluta a abstenção não vai ser de 60% como foi agora para as Europeias.

Spell