23 de junho de 2009

palavras ocas

Segundo Pedro Paredes, este ano celebra-se na PIMEL "o estuário do Sado como fonte de vida natural e factor de desenvolvimento humano". (trecho extraído do folheto desdobrável da PIMEL2009).



É preciso ter lata.

O que é que Pedro Paredes fez para recuperar o Sado do calamitoso estado em que se encontra?
Fizeram uma ETAR para Alcácer do Sal? Não.
Projectaram-na ao menos? Não.

Reabilitaram as actividades no Sado? Não. Mas como o poderiam fazer com sucesso se o Sado é um receptáculo de esgotos?

Protegeram o Sado, de alguma forma, do efeito nefasto dos pesticidas utilizados na agricultura extensiva?

Protegeram o Sado, duma forma efectiva, dos efeitos das explorações pecuárias no meio ambiente em geral e no rio em particular? Referimo-nos a resultados concretos e não a acções inconsequentes.

E depois desenvolvem uma iniciativa que pretende ser "um hino à defesa da natureza e da água"? (trecho extraído do folheto desdobrável da PIMEL2009).


Bem, em termos de água ninguém se esquece dos injustificados aumentos impostos pela CMAS, superiores a 6%, num ano em que a inflação será inferior, ao que tudo indica, a 1,5%. Será isto que se comemora?

Senhor Pedro Paredes, não nos dê mais motivos de descrença.
Tenha algum rigor entre aquilo que diz e aquilo que faz.
A Pimel faz parte dum programa de Festas e Feiras com que se tenta distrair a população, desviando as suas atenções dos verdadeiros problemas do concelho.
Mas não exagere!
Perde credibilidade.
Não vale a pena...

11 comentários:

O tal torranejo disse...

É MAIS DO MESMO!!! Não é o que diz?
Então e quem é que levou as condutas do esgoto a desaguar no Sado? Ah já sei; Pedro Paredes! E antes? O Sado cheirava bem? O que é que foi feito ANTES para despoluir o Sado?! Nada, nicles, népia, niente! Mas agora neste mandato a birra é que a estação de tratamento tinha que ser executada. DEMAGOGIA, DESONESTIDADE INTELECTUAL!!!

au au au au disse...

Se o presidente tivesse um bocadinho, só um bocadinho que fosse de tino naquela cabecinha e um nico, um niquinho que fosse, de vergonha na cara, nem se atrevia a falar em água e muito menos no rio. O rio está hoje PIOR do que quando ele foi para a câmara. Ao menos antigamente ainda se via por lá o Júlio, o Viriato e o irmão mais o Zézão a ensinar a malta a andar de caiaque e a fazer remo. Agora nem isso. O presidente que diga uma coisa, só uma única que seja que tenha feita pelo nosso rio. Uma SÓ... Juízo e vergonhinha na cara xô presidente por favor. O que vale é que este martírio está de restos. Não há Linces que vos valha. É melhor os boys começarem a ver de emprego noutras autarquias que por aqui a maminha está de restos. Mas escusam de ir ao Montijo que aí a presidenta "tem-nos no sítio" e não está para aturar cambada.

Anónimo disse...

Dantes
Xutos & Pontapés

Composição: Tim

Dantes o tempo corria lento meu
Dantes, matava-se o tempo teu
Fumava-se um cigarro
Matava-se o tempo
Bebia mais um copo
Matava-se o tempo
Segurava paredes
Matava-se o tempo
Poliam-se calçadas
Matava-se o tempo
Dantes o tempo corria lento meu
Dantes, matava-se o tempo teu
Mas tudo isto passou
Foi o tempo que me matou!
Dantes o tempo corria lento meu
Dantes matava-se o tempo teu
Fazia-se um curso belo
Dentro do tempo
Fazia-se um namoro
Tudo a seu tempo
Arranjava-se casa
Ao mesmo tempo
Fazia-se uma vida
Dentro do tempo
Dantes o tempo corria lento meu
Dantes matava-se o tempo
Mas tudo isto passou
Foi o tempo que me matou!

Anónimo disse...

Realmente esta "fonte de vida" só é navegável na maré cheia, e para os lados de Vade de Guiso, nem isso!
Numa coisa ele tem razão: fonte de vida de coliformes é de certeza!

Alcácer do Sol disse...

Sr. Torranejo Tal,
quem é que prometeu, há 4 anos, tratar o rio?
Quem foi?
Justificar erros inquestionáveis com base nos erros dos outros é compatível com o "bora lá mudar"?
Onde está então a mudança?
Não têm vergonha de se compararem com aquiles que tanto criticaram? É que ao fazerem-no estão a colocarem-se num nível inferior a eles, já reparou?
Pelas vossas palavras se conclui que não fizeram melhor.
Se prometem porque não cumprem?
Se não cumprem, porque não procuram responsabilidades naqueles que tiveram todas as condições - dinheiro e estabilidade/maioria absoluta - para cumprirem a sua palavra?
Porque procuram bodes expiatórios?
Porque vos faltam argumentos válidos?

A birra é fruto do nervosismo de quem está ligado ao poder a ver o tempo passar sem ter nada de notável para apresentar.

Demagogia é dizer uma coisa, pensar outra e não o fazer.

Desonestidade intlectual é assumir que se tem uma equipa capaz de governar o mundo e depois virem dizer que andarem 3anos e meio de candeias às avessas. Resultado: ao gastarem o tempo em discussões internas desprezaram o conselho, privando-o de acções estruturantes, indispensáveis ao desenvolvimento desta terra.

Palavras ocas...

Anónimo disse...

O projecto da ETAR está feito há montes de anos! É claro que são necessárias actualizações, e portanto alterações ao projecto.
Não foi executado nos anteriores mandatos por várias razões, uma das quais se prendia com a maioria do governo, incompatível com a da Autarquia, e portanto não havia dinheiros....
Agora tinham tudo:
prometeram executar a obra (o executivo ganhador do PS),
dinheiro (deixado pelo anterior executivo, parte, claro)
o Governo do mesmo lado (do PS), porque é que não fizeram?
Deram alguma justificação? Que eu saiba, não!
DEMAGOGIA E DESONESTIDADE INTELECTUAL É QUE NÃO FALTA A MUITA GENTE!

ana rosca disse...

Hoje - dia do Concelho - dia da abertura oficial da grande Feira da Pimel!
Nunca se viu isto - concerto a partir das 23h e tal,24h mais ou menos, quando amanhã já é dia de todos nós trabalharmos!!!Ontem teria sido o correcto e justo dia, à semelhança de sempre ou seja desde 1990.Amanhã mais um grande concerto e sexta também é dia de trabalho!!!e no Domingo ainda outro e segunda novo dia de trabalho espera o povo...Tantos concertos para distrairem as pessoas da dura realidade que Alcácer e o país atravessa.Faz-me lembrar o tempo da ditadura de Salazar e Caetano; festas e muito futebol para desviar os portugueses da miséria que passavam.Tantos milhares de euros gastos nestas festanças todas - ´e 24 a 28.Não importa a qualidade de vida do povo aqui ou acolá, o que interessa sim é dar-lhes música, muita música, com grupos que trabalham muito e bem, mas que se pagam melhor.Mas o Chave D'Ouro, que faz hoje anos, nunca mais actuou neste dia nesta feira...é daqui e só importa ficar bem visto, trazendo artistas de nome e de fora!
Grande Presidente e Vereadora...assim é que é...gastem o resto, nem que os trbalhadores tenham de passar fome de pão ou carne....a música, neste momento de enorme crise, é que alimenta a malta!!!Não se passa nada, até está tudo muito bem na nossa terra...o emprego abunda, as casas também...a Câmara está muito bem de saúde e de finanças, então, afinal de contas está tudo feliz...mas depois é que vai ser ou até já é...penar, penar.os mais jovens até desculpo, porque estão na idade, agora a malta do meu tempo,é inacreditável!
Se todos pensassem como eu e mais uns quantos, nem sequer punham lá os pés, mas infelizmente há quem fale, fale...mas depois andam juntinhos a passear na rua e até nem se tiram da festança, segundo sei por jovens que lá estão!

Anónimo disse...

pois é projecto já há à mais de 15 anos, mas do estado não tem vindo verba para fazer a tal ETAR SUL, e quanto ao rio todos os anos o grupo parlamentar do PCP propõe na Assembleia da República a limpeza, despoluição e desassoreamento do Sado e conforme são governo ou oposição o PS e PSD votam contra ou se abstêm de por verba para tal no orçamento geral do estado, que é coisa que lhe compete, mas esses senhores não querem nada connosco, são tudo farinha do mesmo saco se são governo votam contra e se são oposição abstêm-se, como são maioria é lógico que a proposta não passa e o Sado continua assim...

Anónimo disse...

sr.eng. Paulo, poso fazer uma pergunta, n posso?
pk é k se escreve , por ex ontem dia 24 e hoje dia 26 ainda n está o comentário publicado?

Alcácer do Sol disse...

Como deve calcular, o blog depende da minha disponibilidade pessoal. Que, como é natural, varia ao longo do tempo.

Anónimo disse...

Fazem-se muitas festas, porque voltámos ao tempo dos romanos nesta Urbus Imperatória -"Dá-se-lhes muitas festas para não pensarem na fome".